*Alvo de sanções do presidente Donald Trump com base na Lei Magnitsky, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prepara uma resposta sobre a aplicação da lei na sessão de retomada dos trabalhos do Judiciário, nesta sexta-feira (1º). A expectativa é que outros ministros da Suprema Corte também se manifestem, incluindo o presidente Luís Roberto Barroso (foto/reprodução internet) e o decano Gilmar Mendes.
*Em meio às diversas reações tanto da esquerda quanto de setores expressivos da direita tradicional contra o “tarifaço¨ de Donald Trump sobre produtos brasileiros, repercutiu imediatamente o editorial desta quarta-feira (30) do jornal O Estado de São Paulo, considerado um dos principais porta-vozes da chamada “direita civilizada”, em que afirma que “Eduardo Bolsonaro precisa ter cassado seu mandato de deputado federal. Trata-se da única reação cabível por parte de uma democracia digna do nome”. No trecho, o jornal afirma ainda que Eduardo atua “deliberada e sistematicamente para prejudicar o Brasil” e classifica seu comportamento como chantagista, intimidatório e incompatível com qualquer democracia séria.
*O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) promove nesta quinta-feira (31), em Brasília, o seminário internacional “Inteligência artificial em perspectiva: fomento, regulação e soberania digital”. O evento reunirá autoridades públicas, especialistas internacionais, pesquisadores e representantes da sociedade civil para discutir os caminhos jurídicos e institucionais diante dos desafios impostos pelo avanço acelerado da inteligência artificial. A abertura do seminário será conduzida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O evento é gratuito e acontecerá das 9h às 12h45 no IDP Norte, que fica na SGAN 607, Módulo 49, Asa Norte, Brasília.