* Prefeitos de cidades atingidas pelas águas da barragem da Samarco se reuniram ontem em Mariana para discutirem ações conjuntas visando a recuperação de suas cidades. A reunião foi presidida pelo prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, presidente da Associação Brasileira de Municípios. Após o encontro os prefeitos foram até a Samarco para uma reunião com o presidente da empresa, Ricardo Vescovi (foto), quando reivindicaram maior participação dos municípios nas definições dos investimentos de um fundo de R$ 1 bilhão que a Samarco criará para a recuperação das áreas atingidas. Segundo o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, ficou decidido que as prefeituras vão estruturar os projetos prioritários que serão financiados pela empresa. Em Belo Horizonte, onde participou de um seminário na Assembleia sobre a revitalização do São Francisco, o ministro Gilberto Occhi anunciou que será proposto à Samarco o pagamento de um salário mínimo e pescadores e pequenos agricultores atingidos pela lama da represa.
* As igrejas da Arquidiocese de Belo Horizonte vão tocar os sinos durante três minutos, ao meio-dia da próxima segunda-feira, 30 de novembro, ato simbólico pelo meio ambiente e em solidariedade ao povo de Mariana. Em carta enviada aos padres e conselheiros paroquiais na semana passada, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e os bispos auxiliares da Arquidiocese de belo Horizonte – dom Joaquim Mol, dom Luiz Gonzaga, dom João Justino e dom Edson Oriolo -, fizeram um pedido: que sejam tocados os sinos das igrejas no dia 30 de novembro, quando será aberta, em Paris, a 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21), “de modo que toda a Arquidiocese de Belo Horizonte, pelo badalar dos sinos, como uma prece, manifeste sua esperança de que as ações ali decididas paralisem o aquecimento global e que também cessem todas e quaisquer formas de terrorismo no mundo”.
* A Unidade Central de Parcerias Público Privadas (PPP) de Minas Gerais foi eleita pela revista britânica World Finance, como a melhor do mundo por meio da premiação “World Finance Awards 2015”. A Unidade Central de PPP foi destaque na categoria “Project Finance Deal of the Year”, ao ser premiada como “PPP Team of the Year”. Desde 2007 a organização britânica, especializada em economia, mercado financeiro e infraestrutura, premia anualmente iniciativas de destaque em todo o mundo, destacando projetos e equipes de sucesso em diversos seguimentos. A Unidade é coordenada por Flávio Faria e possui como membros Carlos Eduardo Moraes, Daniele Ribeiro, Laisa Cunha, Luiz Otávio Freitas e Maria Emília Bitar.
* Instituto Cervantes de Belo Horizonte promove encontro literário com poeta espanhol Javier Navarro de Zuvillaga amanhã, na Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa. O poeta vai participar do Encontro Literário do Instituto Cervantes, órgão oficial do governo da Espanha e referência mundial na difusão da cultura e do ensino de espanhol. O evento é gratuito. O evento terá tradução simultânea para o português e o público também poderá interagir com o convidado.