Blog do PCO

JOGO ABERTO

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
Luciano Lorenzini

*Nove deputados federais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro não foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para assistir ao primeiro dia de julgamento. Embora alguns deles estivessem cadastrados para assistir ao julgamento, o grupo preferiu se reunir na residência do deputado federal Luciano Lorenzini Zucco (foto/reprodução internet), PL-RS. Os deputados consideram o julgamento como perseguição política e articulam o projeto de anistia a Bolsonaro. Assistiram juntos ao julgamento os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Domingos Sávio (PL-MG), Caroline de Toni (PL-SC), Sanderson (PL-RS), delegado Caveira (PL-PA), Sargento Fahur (PSD-PR), Rodrigo da Zaeli (PL-MT), Carlos Jordy (PL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).

*O ex-ministro do Meio Ambiente, no governo Bolsonaro, e deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por facilitação de contrabando de madeira. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, acolheu manifestação da Procuradoria-Geral da República e fixou a competência da corte para processar e julgar Ricardo Salles, por suposto envolvimento em um esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais. A notícia crime foi apresentada em 2020 por parlamentares com base na declaração feita por Salles em reunião ministerial em que sugeria “passar a boiada”, referindo-se à flexibilização de normas ambientais. De acordo com a nova jurisprudência, a prerrogativa de foro, para crimes cometidos no cargo e em razão dele, deve ser mantida mesmo após a saída da função.

*O senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPMI do INSS, confirmou que, em uma segunda fase, que se inicia após as oitivas, a comissão deverá mirar em supostas fraudes nos empréstimos consignados e que para esta fase deverão ser chamados representantes de bancos e entidades financeiras. Os empréstimos consignados foram abordados durante a oitiva com o advogado Eli Cohen, que depôs na condição de testemunha, e citou o nome de três grandes instituições financeiras que estariam envolvidas nas fraudes, com base em sua experiência. 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.