*A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (foto/reprodução internet), marcou para a manhã desta segunda-feira uma reunião com ministros de partidos do Centrão no Palácio do Planalto. O objetivo é o de traçar uma estratégia contra a aprovação de um projeto de lei de anistia a envolvidos nos atos golpistas. A expectativa é que participem ministros do MDB, PP, União Brasil, PSD e Republicanos. Mas esses partidos já teriam se comprometido com a aprovação da matéria.
*Surgiu um movimento político entre os partidos do Centrão, que não pretende caminhar mais com Jair Bolsonaro (PL). A intenção é ocupar o espaço deixado pelo ex-presidente. Mas caciques de Republicanos, União Brasil e PP mostraram a direção que pretendem tomar para conquistar o Planalto nas próximas eleições. O grupo quer Tarcísio de Freitas na disputa em 2026, mas tanto a Esquerda e bolsonaristas ressaltam que Tarcísio é “cria“ política de Bolsonaro e pode ser visto como traidor.
*O governo da Coreia do Sul realizou uma reunião de emergência e prometeu responder rapidamente às prisões de centenas de seus cidadãos em uma grande operação do serviço de imigração americano em uma fábrica da montadora Hyundai nos EUA. Seul enviou diplomatas ao local na Geórgia, no sudeste americano. Na quinta-feira, autoridades americanas detiveram 475 pessoas, a maioria cidadãos sul-coreanos, que estavam trabalhando ilegalmente na fábrica de baterias, um dos maiores projetos de investimento estrangeiro nos Estados Unidos.