*Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin (foto/reprodução internet) e Alexandre de Moraes, depois de convidarem pessoalmente o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para suas respectivas posses na presidência e vice-presidência do STF no próximo dia 29 de setembro, pretendem fazer o mesmo com o presidente Lula. Os dois já mantém contatos com auxiliares de Lula para entregar o convite pessoalmente. O dois também vão convidar os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Senado, Davi Alcolumbre. Fachin, que substituirá o presidente Luís Roberto Barroso e presidirá o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e Moraes assumirão o cargo após uma eleição simbólica que seguiu o critério de rodízio.
*Com tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, as exportações de calçados do Brasil registram queda em valor e em volume no mês de agosto sobre o mesmo período do ano passado. Os Estados Unidos são o principal mercado do produto nacional. Segundo ainda a Abicalçados, associação de fabricantes, as exportações de agosto recuaram 0,5% no mês passado sobre agosto de 2024. Segundo ainda a Abicalçados, as vendas para os EUA despencaram 17,6% em volume em agosto, a 803,7 mil pares, e 1,4% em receita, para US$21,4 milhões.
*A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), e o vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB), lideram os cenários para uma eventual disputa ao Senado em 2026 pelo estado de São Paulo. Os dados são da pesquisa da AtlasIntel, divulgada nesta segunda-feira (08). No primeiro cenário simulado, Simone Tebet lidera com 22,1% das intenções de voto, seguida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 19,7%; o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com 14,8% e o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), aparece com 14,4%. No segundo cenário, Geraldo Alckmin aparece na liderança com 23,1% das intenções de voto: em seguida vem a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), 17,7%, Guilherme Derrite (PP), 15,5% e Rodrigo Salles (Novo-SP), 12%.