*O deputado Arthur Lira (foto/reprodução internet), PP-AL, relator do projeto que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil por mês, aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), usou seu perfil no X para afirmar que “oportunistas” querem fazer “politicagem” com o tema. A reação veio de Lira veio logo após a aprovação do texto alternativo, que teve como relator o senador Renan Calheiros (MDB-CE) e que é uma versão ao texto original, do senador Eduardo Braga (MDB-MA). “É reprovável que alguns oportunistas queiram fazer politicagem com o projeto de isenção do IR”, escreveu Arthur Lira em seu perfil
*Após a decisão PEC da Blindagem, derrubada por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, o líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), cobrou da Câmara a votação da PEC das Decisões Monocráticas, como uma solução melhor para a “pressão” do Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC das Decisões Monocráticas impede que o Supremo derrube, por decisão de um único ministro, projetos aprovados pela Câmara e pelo Senado e sancionados pelo presidente da República. A PEC foi aprovada no Senado em agosto de 2024 e aguarda, na Câmara, a criação de sua comissão especial para deliberar sobre o mérito do texto.
*O livro Grande Sertão: Veredas (1956), de João Guimarães Rosa, considerado uma obra–prima da literatura brasileira, tem programada uma segunda tradução do alemão para agosto de 2026, ano em que a publicação completa 70 anos. Após 15 anos de intenso trabalho, o tradutor Berthold Zilly, finalmente concluiu a versão alemã da história de Riobaldo, o jagunço letrado, protagonista e narrador da história. O texto está em processo de revisão pelo coordenador do projeto, Sebastian Guggolz, e o lançamento está a cargo da editora Fischer Verlag, de Frankfurt.