*Chegou à Advocacia-Geral da União (AGU) pedido do presidente Lula para que acione o senador Flávio Bolsonaro (foto/reprodução internet), PL-RJ, na Justiça após o parlamentar associá-lo às facções criminosas PCC e Comando Vermelho. O pedido feito em maio deste ano foi considerado pela AGU que informou que “recebeu do Presidente da República pedido de representação para a adoção das medidas cíveis e penais cabíveis face à publicação ofensiva à sua honra efetuada pelo senador Flávio Bolsonaro na rede social Instagram.” Nesta terça-feira (21), integrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmaram que o pedido de Lula foi remetido à Polícia Federal, que integra a pasta comandada por Ricardo Lewandowski.
*A Câmara dos Deputados aprovou o pedido de urgência para o projeto que veda a cobrança por bagagem de mão em voos comerciais. A proposição será levada diretamente à votação no Plenário, sem a necessidade de passar pela análise das comissões temáticas. De autoria do deputado Da Vitoria (Progressistas-ES), o texto proposto estabelece que as empresas de aviação ficam impedidas de oferecer modalidades de passagens que retirem o direito do viajante de transportar sem custo uma mala de mão e um item pessoal, como pasta, mochila ou bolsa. Ambos os volumes devem obedecer às limitações de dimensão e peso estipuladas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
*Líderes da União Europeia e da Ucrânia estão elaborando um plano de paz com 12 pontos que prevê a negociação de territórios ucranianos ocupados pela Rússia. Caso o texto seja confirmado, esta será a primeira vez em que o governo do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, concorda em ceder, mesmo com condições, territórios de seu país à Rússia. O plano elaborado pelos europeus ainda será apresentado a Trump nesta semana.