*O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prepara uma escalada das ações na costa da Venezuela que podem levar à queda do regime de Nicolás Maduro (foto/reprodução internet) no país, segundo o jornal norte-americano “The Washington Post”. O documento oficial a que o jornal teve acesso, não ordena explicitamente que a CIA derrube Maduro, mas autoriza medidas que podem levar a esse resultado. A escalada faria parte da ofensiva que o governo de Donald Trump tem travado no mar do Caribe, perto da costa da Venezuela, com o argumento de mirar traficantes de drogas a caminho dos Estados Unidos.
*O ministro Guilherme Boulos (Psol-SP) comemorou sua nomeação para a Secretaria-Geral da Presidência, reunindo um grupo de aliados e integrantes do governo no apartamento da deputada federal Luciene Cavalcante (PSol-SP), em Brasília. E inovou em festas que reúne figurões da República em Brasília: cada convidado teve que levar a sua própria bebida. Presentes, entre outros, as ministras Gleisi Hoffmann (PT-PR), de Relações Institucionais, o líder do PT na Câmara, Lindenberg Farias (RJ), o líder do PSD na Câmara, deputado Antônio Brito (BA), o deputado federal Tarcísio Motta (PSol-RJ) e a deputada federal Luciene Cavalcante (PSol-RJ), que ajudou a organizar a festa junto com o ministro. Também presente, a ministra de Povos Originários, Sonia Guajajara (Psol-SP), que vem desmentindo os boatos de que estaria deixando a pasta após a COP 30 para assumir a vaga de Guilherme Boulos, na Câmara Federal.
*O presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, afirmou que desde a legalização das bets, os riscos de ilícitos financeiros “explodiram”. Para Sidney, o Estado “errou bem a mão” ao legalizar os jogos online. Ele defendeu que os bancos precisam manter vigilância com recursos ilícitos associados a apostas e exigir que todos os agentes do setor financeiro atuem com rigor nessa frente, já que o crime organizado agora também atua em cadeias lícitas da economia brasileira. A fala de Isaac Sidney aconteceu na abertura do 15° Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLDFT), em São Paulo.