Blog do PCO

JOGO ABERTO 

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
Super Banner Topo   728x90
Nunes Marques

*O ministro Nunes Marques (foto/reprodução internet), que integra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sinalizou que deverá pedir vista no julgamento do recurso do Ministério Público (MPE) para cassar o mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. O julgamento foi pautado pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, para a sessão da terça-feira (4). O processo, que tem como relatora a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Isabel Gallotti, e foi incluído na pauta da Corte Eleitoral dois dias após a megaoperação que deixou mais de 100 mortos no Rio. Se confirmado o pedido de vista, a análise do processo fica suspensa por 60 dias e o julgamento final do processo no TSE ficaria para fevereiro.

*A aplicação da GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que voltou a ser discutida no Rio após a megaoperação deflagrada na terça-feira (28), foi pedida pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), durante a realização da COP 30 em Belém, incluindo a cúpula de líderes. Barbalho acredita que o presidente Lula deve autorizar a medida, que já está combinada com as Forças Armadas. A COP30, que já tem 162 delegações confirmadas, será realizada entre 10 e 21 de novembro, mas chefes de Estado e de Governo, ministros e dirigentes de organizações internacionais vão se reunir antes, nos dias 6 e 7 de novembro, para discutir os principais desafios e compromissos no enfrentamento da mudança climática.

*Pesquisa de opinião realizada pela Arrow Pesquisas a pedido do jornal Correio da Manhã mostra que a maioria dos fluminenses aprova a megaoperação policial deflagrada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o levantamento, 68,85% disseram aprovar a ação; 24,43% a desaprovam; 7,72% estão indiferentes. O estudo foi feito em 29 de outubro de 2025, com 2.210 entrevistas, sendo 979 na capital e 1.231 no interior. No interior (78,79%) o apoio à operação revela um interior mais favorável que a capital (66.92%). Na capital fluminense, o apoio é mais alto na Barra da Tijuca e Recreio (80,28%) e na Grande Santa Cruz (79,17%). Em contrapartida, Grande Tijuca (52,87%) e Zona Litorânea (57,41%) registram os menores índices.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.