Blog do PCO

JOGO ABERTO

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
Super Banner Topo   728x90
Jaques Wagner

*O governo vem se movimentando nos últimos dias para garantir a presidência da CPI do Crime Organizado, que será instalada nesta quarta-feira (5) e evitar surpresas como aconteceu quando da escolha da presidência da CPMI do INSS, com seu candidato, o senador Omar Aziz (PSD-AM), perdendo a presidência para o senador Carlos Vianna (Podemos-MG). Nas últimas horas, o senador Jaques Wagner (foto/reprodução internet), PT-BA, surgiu como um dos principais nomes do governo para assumir a CPI. O senador Fabiano Contarato (PT) também aparece como uma das opões governistas. Ambos são considerados capazes de manter diálogo e respeito com a oposição. Pelo lado da oposição, os nomes mais cotados são o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o senador Sergio Moro (União Brasil), mas o senador está concentrado na CPMI do INSS.

*O presidente Lula, que está em Belém, Pará, para a COP30, desde sábado, está hospedado na embarcação “Iana III”, com capacidade para 65 passageiros, alugada pela Casa Civil e que pertence ao empresário Iomar Cavalcante de Oliveira. A partir desta quarta-feira (5) até sexta-feira (7), Lula fará reuniões bilaterais com alguns dos chefes de Estado que comparecerão à conferência do clima da ONU que começa nesta semana em Belém (PA). Extraoficialmente, são esperadas conversas de Lula com o presidente da França, Emmanuel Macron, o atual ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz.

*O Banco Central publicou, nesta segunda-feira, resolução que proíbe as chamadas “contas-bolsão”, usadas por bancos e fintechs para reunir o saldo de clientes e uma única conta e, também por criminosos, como membros do PCC e do Comando Vermelho, para movimentar grandes quantias de dinheiro, sem deixar rastros. Na prática, o modelo bancário dificultava o rastreamento de depósitos e saques. Com a nova regra, todas as instituições financeiras e de pagamento serão obrigadas a individualizar cada operação. A nova regra também determina que cada cliente tenha registro próprio no sistema de liquidação, impedindo que o dinheiro circule de forma agrupada. A medida começa a valer em 2026.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.