*O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (foto/reprodução internet), defende o adiamento do anúncio do Plano Setorial de Agricultura e Pecuária, para depois da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). Segundo o ministro, o setor produtivo e o governo estão próximos de um entendimento sobre o Plano Clima e “não faz sentido ter uma decisão política sobre um assunto tão técnico como esse. Se ele não for anunciado agora durante a COP, pode ser anunciado nos próximos dias ou nos próximos meses”.
*Economistas acreditam que, no início do próximo ano, a inflação tende a se alinhar ao que foi projetado pelo Banco Central. Com as estimativas do mercado domadas e uma desaceleração econômica mais evidente, o BC poderá reduzir a Selic para abaixo dos 12,25% projetados pelo consenso de mercado para o fim de 2026, seja iniciando o ciclo de cortes em janeiro ou março. Mas mesmo se a Selic recuar para perto de 11%, o setor produtivo considera que a taxa ainda estaria em patamar restritivo para a atividade econômica.
*O movimento “Mulheres Negras Decidem” repudiou a confirmação da indicação de Jorge Messias, advogado geral da União, para a vaga aberta no STF (Supremo Tribunal Federal) após a aposentadoria de Luís Roberto Barroso. Em nota, o grupo afirma que o processo deveria ser pautado pela participação social e condena o que chama de “articulação para angariar apoio de setores religiosos”.












