*Se o ambiente político em Brasília já era desfavorável à aprovação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF), agora, na avaliação de integrantes do governo é de que Messias deverá enfrentar um cenário ainda mais adverso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), depois da prisão preventiva do presidente ex-presidente Jair Bolsonaro. Por outro lado, caso o Senado rejeite a indicação de Jorge Messias, aliados do Planalto apostam que dificilmente o presidente Lula escolherá o senador Rodrigo Pacheco (foto/reprodução internet), PSD-MG, para o STF. Lula, nos bastidores, já teria indicado que não dará este “prêmio de consolação” ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AC), que não esconde sua irritação com a escolha de Messias.
*O projeto de lei que aumenta a taxação das bets e das fintechs está pautado para votação na reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado desta quarta-feira (26), a partir das 10 horas. O projeto foi apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e tem como relator o senador Eduardo Braga (MDB-AM0. O PL aumenta a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para fintechs e outras instituições financeiras, dobra a taxação sobre as bets e cria um programa de regularização tributária para pessoas físicas de baixa renda. A decisão da CAE é terminativa, ou seja, se aprovada, segue diretamente para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação em plenário.
*O Brasil registrou 106,8 milhões de passageiros nos aeroportos brasileiros no acumulado de janeiro a outubro de 2025, um aumento de 9,5% frente ao mesmo período do ano passado, somando voos domésticos e internacionais, segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) baseado em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com esse volume, o movimento de passageiros bate um recorde, ultrapassando a marca de 100 milhões com um mês de antecedência em relação a 2024. Segundo o ministro Silvio Costa Filho, o desempenho reflete não apenas a retomada da demanda, mas também melhorias estruturais. Confins está entre os aeroportos brasileiros mais movimentados, registrando no período 10,7 milhões de passageiros.












