Blog do PCO

JOGO ABERTO

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
super banner topo 728x90 1
Rui Costa

*Depois do PL da Dosimetria, deve vir por aí mais um veto do presidente Lula para municiar ainda mais a artilharia da oposição contra o governo. O ministro da Casa Civil, Rui Costa (foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil), afirmou nesta quinta-feira (8) que o governo federal estuda vetar ou bloquear cerca de R$ 11 bilhões em emendas parlamentares aprovadas pelo Congresso Nacional no Orçamento de 2026. Segundo o ex-governador da Bahia, os valores excedem o limite acordado entre Executivo e Legislativo e não devem ser executados. “Tem uma regra definida, inclusive por julgamento no pleno do STF, que define o volume de emendas e como essas emendas podem crescer. Tudo aquilo que está fora do pactuado não será executado…. algo em torno de R$ 11 bilhões está acima do previsto legalmente e do pactuado”, declarou Rui Costa.

*Durante o evento liderado pelo presidente Lula para relembrar os três anos dos ataques de 8 de janeiro de 2023, o advogado Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, aproveitou um momento de proximidade com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para pedir que a PF investigue um suposto vazamento de citações ao filho do presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, nas investigações sobre descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Segundo o advogado, Andrei Rodrigues afirmou que se houver indícios vai apurar e penalizar os responsáveis. Carvalho é amigo do presidente Lula e já atuou em casos para Lulinha. A PF informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ter encontrado citações ao nome de Lulinha com o empresário Antônio Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”.

*O presidente Lula encaminhou ao Senado a indicação de Otto Lobo, atual presidente interino da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como presidente da autarquia, na vaga decorrente da renúncia de João Pedro Barroso do Nascimento, em julho do ano passado. À época, Lobo, diretor mais antigo da autarquia, foi indicado interinamente para a presidência da CVM.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.