*Aldo Rebelo (foto: Elza Fiúza/Agência Brasil), do Democracia Cristã, anunciou sua candidatura à presidência da República. Ex-ministro em governos de Lula e Dilma, Rebelo informou nas redes sociais que o lançamento de seu nome ocorrerá no próximo dia 31 de janeiro, em São Paulo. Ele, que deixou o PcdoB em 2017, passou pelo PSB, Solidariedade, PDT e MDB, está agora no Democracia Cristã, onde pretende defender pautas como a da retomada do crescimento, redução de desigualdades, revalorização da democracia e reconstrução de uma agenda de defesa nacional.
*A ONG Transparência Internacional divulgou uma carta criticando o governo Lula e manifestando “extrema preocupação com o fato de que seu capítulo brasileiro está enfrentando uma escalada de assédio vinda de membros do governo brasileiro, após mais um episódio de uma série de tentativas de deslegitimar seu trabalho por meio de acusações infundadas e declarações de motivação política”. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, em nota à imprensa desqualificou um levantamento sobre obras federais feito pela entidade e a chamou de “ONG investigada pela Polícia Federal”.
*O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, vai comandar a pasta de forma interina no lugar de Ricardo Lewandowski. Ele ficará no cargo até que um nome para o comando do ministério seja definido pelo presidente Lula. Na lista de cotados está Wellington César Lima e Silva, jurista que tem bom trânsito com o presidente e com a ala baiana do governo. Wellington ocupou a função em 2016, durante o governo de Dilma Rousseff.











