*O presidente Lula vem analisando com lupa o cenário paulista e, em especial os passos do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), para decidir se lança ou não o vice-presidente Geraldo Alckmin (foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil) ao governo de São Paulo. Tarcísio ainda não bateu o martelo sobre lançar uma candidatura própria para concorrer ao Palácio do Planalto. Embora continue trabalhando para manter viável um projeto nacional, este desenho pode mudar depois de sua desistência de ir à Papudinha visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula também trabalha com a permanência da chapa de 2022 para as eleições de outubro. Neste caso, deverá manter Alckmin como vice-presidente. Porém, Alckmin terá de deixar o comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
*O senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), quer usar o caso do Banco Master para tirar da gaveta um projeto de lei que reformula a regulação do sistema bancário brasileiro. O objetivo é buscar estabelecer regras mais claras de regulação para o funcionamento das instituições financeiras e redefinir atribuições e limites de atuação do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) A ideia de Renan é que o colegiado seja formalizado em 4 de fevereiro.
*O turismo deve faturar recorde de R$ 14 bi e criar 39 mil novas vagas no carnaval 2026. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se confirmado, o volume de receitas terá um crescimento real de 3,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. O bom desempenho deve render uma criação de 39,2 mil vagas de empregos temporários formais.










