*Direção nacional do PT decidiu colocar um ponto final na disputa interna no partido e das críticas em relação a candidatura de Marília Campos (foto: Rodney Costa/O TEMPO) ao Senado. O partido reiterou apoio à prefeita de Contagem e deixou claro a sua posição em relação ao assunto nas reuniões promovidas para comemorar os 46 anos do partido.
*A França e o Canadá abriram consulados na capital da Groenlândia, Nuuk, em um movimento que está sendo considerado como uma demonstração de apoio aos groenlandeses e à Dinamarca. O movimento acontece após as ameaças do presidente dos Estados Unidos Donald Trump de assumir o controle do território dinamarquês semiautônomo. Trump trata o controle dos EUA sobre o território como uma prioridade de segurança nacional.
*O Ibama aplicou multa de R$ 2,5 milhões à Petrobras após a descarga de 18,44 m³ de fluido de perfuração de base não aquosa no mar. O incidente ocorreu em 4 de janeiro de 2026, a partir da instalação Navio Sonda 42 (NS-42), que operava na Bacia da Foz do Amazonas. O material é uma mistura oleosa utilizada em atividades de exploração e produção de petróleo e gás. A substância contém componentes classificados como de risco médio para a saúde humana e para o ecossistema aquático. A Petrobras tem prazo de 20 dias para pagar a multa ou apresentar defesa administrativa.










