*A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decretou situação de emergência para facilitar o combate contra o Aedes aegypti. O mosquito é o principal transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. A oficialização do decreto, que vale por 180 dias, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de ontem. Nele, o prefeito Marcio Lacerda (foto) justifica a decisão por causa do surto de microcefalia no Brasil e também pelo período de férias escolares, em que há maior movimentação dos moradores de BH.
*O ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff são citados pelo Ministério Público Federal em São Paulo numa ação contra a prescrição do crime de improbidade administrativa. Os procuradores apuram possível responsabilidade de ambos em irregularidades numa licitação da Transpetro (Petrobras), realizada em 2010, para a instalação de um estaleiro em Araçatuba, São Paulo, e a fabricação de 20 comboios de barcaças destinadas ao transporte de etanol. A licitação foi vencida por R$ 430 milhões por um consórcio de empresas investigado pela Lava Jato.Os procuradores que atuam no caso entendem haver indícios do envolvimento de Lula e Dilma no direcionamento do contrato para a cidade de Araçatuba. Como a Justiça ainda não decidiu em qual Estado o processo deve tramitar (São Paulo ou Rio de Janeiro) e como ambos não responderam a questionamentos, os procuradores entraram com a ação para evitar que o crime de improbidade expire. Informações da revista Época.
*O número de homicídios dolosos caiu 12,9% nos últimos 11 meses no estado de São Paulo, em comparação com o mesmo período de 2014. Segundo balanço divulgado nessa quarta-feira pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, 3.414 assassinatos foram registrados de janeiro a novembro deste ano e, no ano mesmo período do ano passado, 3.920 casos. No mês passado, houve 304 homicídios dolosos no estado e, em novembro de 2014, foram 361 crimes.