*O vice-líder da minoria na Câmara dos Deputados, Raul Jungmann (PPS-PE), entrou ontem com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) para questionar a edição da Medida Provisória, que trata das regras para acordos de leniência entre o governo e empresas acusadas de corrupção. Publicada no dia 21 de dezembro do ano passado no Diário Oficial da União, a MP permite a participação do Ministério Público em acordos de leniência firmados com empresas privadas acusadas de corrupção e dá a elas o direito de continuar participando de contratos com a administração pública caso cumpram penalidades e demais condições legais. Jungmann (foto) pede a anulação da MP e argumenta que a finalidade do texto é permitir que as empresas envolvidas na Operação Lava Jato continuem a contratar obras e serviços com o governo federal e suas estatais. “Este é o verdadeiro motivo da presidente alterar a lei. É uma cortina de fumaça para que as empreiteiras possam continuar a contratar com o governo e financiar campanhas. São procedimentos desse tipo que minam os alicerces da República democrática brasileira e, por isso, devem ser descartados”.
*Indo na contramão da crise econômica brasileira, o empresário mineiro João Diniz (ele é filho da conhecida cirurgiã plástica Wânia Diniz) inaugura no próximo dia 12 (terça-feira) a barbearia Big John Barber Shop, situada na avenida Alameda Oscar Niemeyer, na Vila da Serra. Além de cortar o cabelo ou fazer o tradicional hot towel shave (tratamento com toalha quente), na moderna Big John os visitantes podem se divertir jogando sinuca e dardos enquanto ouvem rock, jazz e blues – trilha sonora do ambiente. Outro diferencial é que a casa conta com um bar que comercializa cervejas especiais, drinques, uísques importados, petiscos e charutos de primeira linha.
*O caminhão-escola Mestre ArcelorMittal encerrou a edição 2015, lançada em abril, com 4.370 mil pessoas beneficiadas em 29 cidades brasileiras. Criado em 2007, o programa Mestre ArcelorMittal reconhece a importância dos profissionais da construção civil, oferecendo nesses oito anos, oportunidade de desenvolvimento a mais de 11 mil pessoas.
*A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e sua autarquia, o Idene, liberaram as ordens de serviço para perfuração e equipagem de 482 poços artesianos nos municípios que estão com decreto de situação de emergência homologado pela Defesa Civil estadual. O investimento, de cerca de R$ 15 milhões, faz parte do Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca, lançado pelo governador Fernando Pimentel, no mês de dezembro.