*O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, mandou nessa sexta-feira, soltar o publicitário Ricardo Hoffmann (foto), acusado de ser um dos operadores da Lava Jato. Ao conceder o pedido de liminar em habeas corpus apresentado pela defesa do publicitário, Lewandowski acompanhou um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) enviado ao Supremo, e que indicava não haver motivo para mantê-lo na cadeia. Na decisão, o ministro afirma constatar “a existência de constrangimento ilegal” na manutenção da medida de restrição de liberdade contra Hoffmann, “uma vez que se mostram insuficientes os fundamentos invocados pelo juízo processante para demonstrar a incidência dos pressupostos autorizadores da decretação da preventiva”. O ministro entende que a medida caracteriza cumprimento antecipado de pena, “o que é rechaçado pelo Supremo Tribunal Federal, pois refoge aos pressupostos da prisão preventiva”, defende. Hoffmann deverá pagar fiança de R$ 957.144,04 e será encaminhado à prisão domiciliar, onde será monitorado por tornozeleira eletrônica.
“O Brasil não tem defeito de nascença. Ele tem defeito de administração”, comentário afiado do ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto, feito durante evento realizado em São Paulo . Ele afirmou ainda que a atual crise econômica não é culpa do país. Não deu, porém, os nomes dos culpados pela crise.
*O Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens, de Mariana (MG), vai sediar entre os dias 18 e 20 de fevereiro o 1º Seminário Internacional de Direito Ambiental e Minerário, que terá como tema central “Mariana Passado, Presente e Futuro e sua Diversificação Econômica”. A palestra magna será proferida pelo professor Eduardo Vera Cruz, da Universidade de Lisboa (Portugal), abordando o tema “Mineração, Passado, Presente e Futuro”.
*A crise chegou também no segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Segundo a ABIHPEC, associação das indústrias do setor, as vendas, que já vinham desacelerando aos poucos. ao longo do ano, chegaram a 6% de queda real em relação ao ano de 2014.
* O Museu Mineiro, ligado à Secretaria de Estado da Cultura, recebe a exposição `AHUATZI: mirar desde o amanhecer claro-escuros mexicano`, do artista Armando Ahuatzi. A abertura será na próxima quarta-feira (20), às 19h, na Galeria de Exposições Temporárias do museu. A mostra em cartaz até o dia 21 de fevereiro.
*O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu inscrição de 2.712.937 candidatos, segundo balanço divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). O número de inscrições chegou a 5.275.613, uma vez que cada candidato pode fazer duas opções de curso. O resultado da chamada única será divulgado segunda-feira (18), na página do programa.