Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou ontem nota em apoio ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). A manifestação foi provocada por um manifesto de parlamentares, divulgado na quarta-feira, no qual deputados repudiaram voto de Barroso (foto), proferido em dezembro do ano passado sobre o rito a ser seguido pela Câmara no processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O ministro abriu divergência no julgamento que anulou a sessão secreta da Casa para eleger os membros da comissão especial do impeachment. A Ajufe considerou o manifesto como ataque indevido ao Supremo. Na nota, a associação lembrou que o entendimento do ministro foi seguido pela maioria da Corte

 

*A unidade da Usiminas em Cubatão, na Baixada Santista, em São Paulo, informou que vai demitir 1,8 mil funcionários, entre metalúrgicos e engenheiros, até o final deste mês. Segundo a empresa, a redução da capacidade produtiva da usina vai desativar algumas áreas da unidade, que foi prejudicada pela redução do consumo de aço no país. Houve queda 16,7% em 2015 em relação a 2014. O presidente do Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada Santista, Florêncio Resende de Sá, estima que 7 mil empregos indiretos, de empresas terceirizados, também sejam afetados. Segundo Florêncio, desde o dia 19 de janeiro, 800 empregados diretos da Usiminas foram dispensados, dos quais 750 eram operadores e 50, engenheiros. “E algumas empresas terceirizadas, com 600 e com 800 funcionários, já fecharam em novembro”, disse ele.

 

*O jornalista Paulo Henrique Amorim foi condenado pela 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) a cinco meses e dez dias de prisão pelos crimes de injúria e difamação contra o diretor de jornalismo e esportes da Globo, Ali Kamel. Em seu blog, Paulo Henrique Amorim acusou Kamel de ser racista por conta do livro “Não somos racistas – uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor”.  Afirma Amorim que  o  diretor da Globo “engrossa as fileiras racistas dos que bloqueiam a integração e a ascensão dos negros” e o qualifica como “trevoso” (horrível, terrível, medonho).  Paulo Henrique Amorim ainda pode recorrer da decisão.

 

*As mulheres não andam mesmo brincando em serviço. A deputada estadual Silvana Covatti (PP) tomou posse nessa quarta-feira, 3, como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, tornando-se a primeira mulher a assumir a função nos 180 anos de história do Parlamento gaúcho. Ela substitui Edson Brum (PMDB) e ocupará a cadeira até janeiro de 2017.

 

*A Câmara Portuguesa de Minas Gerais, à frente o empresário Fernando Dias, recebe convidados para o happy hour de lançamento de seu novo site, no próximo dia 17 quarta-feira, das 19 às 21h, na Master Turismo, em Lourdes.

 

*Para quem sonha em participar do famoso Baile do Copacabana Palace, em que o Olympia Magic Ball abre oficialmente o Carnaval carioca nesse sábado, ainda tem chance de vestir a fantasia e cair no samba. Ainda tem ingressos à venda, é bem verdade com preços salgados para a maioria dos mortais. Um camarote de 10 lugares custa R$ 52 mil reais (mais taxas) e o convite mais barato é R$ 2.200 por pessoa. O tema deste ano da festa é a Grécia Antiga.

 

*A Câmara dos Deputados criou, ontem, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de irregularidades e fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. Autorizada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a CPI teve seu ato de criação lido hoje no plenário pelo deputado Mauro Pereira (PMDB-RS), que presidia a sessão.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.