*O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) enviou uma carta aos senadores na qual nega ter feito ameaças aos colegas para evitar a cassação de seu mandato no Conselho de Ética da Casa. Na carta, enviada quinta-feira (25) aos senadores, Delcídio (foto) classifica de “falsas e delirantes” as notícias sobre as supostas ameaças, divulgadas pela imprensa nesta semana.
*O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e mais seis acusados foram indiciados pela Delegacia Fazendária (Delfaz) por cometerem crime de corrupção ativa e lavagem de dinheiro na estatal elétrica Furnas, do grupo Eletrobras. A indicação foi apresentada nesse sábado (27) ao Ministério Público Estadual (MPE), após dez anos do surgimento das primeiras informações sobre o esquema que ficou conhecido como “a lista de Furnas”. Entre os envolvidos estão empresários, lobistas e políticos, que, segundo a delegada de polícia Renata Araújo, responsável pelo caso, teriam desviado R$ 54,9 milhões na contratação de empresas para a construção de usinas térmicas nos municípios fluminenses de São Gonçalo e Campos dos Goytacazes. O esquema ocorreu no período de 2000 a 2004, sob a liderança do então diretor de Planejamento, Engenharia e Construção, Dimas Fabiano Toledo, que não chegou a ser indiciado por ter mais de 70 anos e, por isso, ser coberto pelo benefício de prescrição do crime.
*O jornal Folha de São Paulo apresenta hoje uma pesquisa feita pelo Instituto DataFolha que vai incomodar, e muitos os petistas. A consulta popular mostrou que 62% da população acredita que Lula recebe favores de empreiteiras e 58% dos consultados na pesquisa acreditam que as empresas, em contrapartida, receberam benefícios do governo. Aquela história, que surgiu em 2006, de que o ex presidente era protegido por teflon, e por isso nenhum escândalo o atingia, parece que já não é verdade.