*Foi a segunda derrota seguida de Eduardo Cunha (foto). Depois do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados ter acolhido, na terça-feira, pedido de abertura de processo contra ele, ontem foi a vez da maioria dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestarem a favor do recebimento da denúnciacontra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha por envolvimento no escândalo do petrolão. O julgamento será retomado nesta quinta-feira, mas, se nenhum ministro mudar o seu voto, Cunha será o primeiro dos 38 parlamentaristas a se tornar réu no âmbito das investigações da Operação “Lava Jato”. Cinco ministros da Corte optaram por seguir o voto do relator da Lava Jato, Teori Zavascki. Ele apontou que havia “indícios robustos” para o recebimento parcial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República e defendeu que o deputado usou o cargo para fazer pressão para receber propina do esquema que atuava na Petrobras. Esse entendimento foi seguido pelos ministros Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello, Edson Fachin, Luis Roberto Barroso e Rosa Weber.
*A Comissão de Assuntos Socais (CAS) do Senado aprovou ontem, em decisão terminativa, Projeto de Lei que cria o Disque-Denúncia do Trabalhador. A meta é fazer com que aposentados, trabalhadores e pensionistas possam denunciar fraudes contra seus direitos. O texto da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) prevê que o serviço seja regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Se não houver recurso para votação no plenário, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.
*O juiz Luiz Guilherme Marques, da 2ª Vara Cível da Comarca de Juiz de Fora, lança o livro “A Verdade sobre Abelardo, Heloísa e Astrolábio”, nesta quinta-feira (3), às 20h, na sede da Amagis. A obra conta a história do Paracleto, ordem religiosa fundada na França no século 12, que existiu por 600 anos e criou a primeira universidade feminina do mundo.
*A professora Denise Maria Trombert de Oliveira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), é a nova pró-reitora de Pós-graduação da UFMG. Denise é professora titular do Departamento de Botânica do ICB, onde atua desde 2006, e integra o núcleo permanente do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal.