*O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski (foto), considerou criminosas as ameaças e tentativas de intimidação contra ministros da Corte em função de decisões tomadas por eles. Na semana passada, o ministro Teori Zavascki foi alvo de manifestações, em frente ao Supremo e à casa dele, por transferir para a Corte as investigações contra o ex-presidente Lula, que estavam na primeira instância. “Essas atitudes temerárias, por evidente, excedem a mera irresignação com posições jurídicas externadas por integrantes do STF no legítimo desempenho do elevado múnus [função, dever] público que lhes foi cometido, bem como passam ao largo do direito de expressão constitucionalmente assegurado aos cidadãos, ganhando contornos de crimes para os quais a legislação penal prevê sanções de elevado rigor”, de comunicado assinado pelo presidente da Corte e divulgado no site do STF.
*Nas escolas públicas do Brasil, 200.816 professores dão aulas em disciplinas para as quais não são formados, isso equivale a 38,7% do total de 518.313 professores na rede. Os dados estão no Censo Escolar de 2015 e foram divulgados ontem pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
*Na esteira do clima político brasileiro, o ‘Programa do Jô’ (Globo) estreia sua última temporada na Tv Globo. Jô Soares entrevista nesta terça-feira a ex-senadora Marina Silva. O programa foi gravado ontem com a participação do jurista Ives Gandra Martins. Ele vai falar sobre as investigações da Operação Lava Jato.
*A OAB/MG realiza no dia 4 de abril (segunda-feira) o XXIV Encontro Imobiliário da OAB/MG. Com o grande número de processos judiciais em decorrência do atraso das obras, o evento pretende esclarecer o direito de o comprador de rescindir o contrato, bem como o valor da multa e quem deve pagá-la, além das manobras da comissão de corretagem. Será. às 9h, no auditório da OAB/MG, na Serra.
*A especialista em literatura italiana Daria Perseo abre nesta quarta-feira a 3ª. edição do Ciclo de Palestras “Quartas Italianas”, promovido pela Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Fundação Torino e o Consulado Italiano em Belo Horizonte. Daria Perseo irá abordar o tema “As vanguardas históricas e o futurismo”. As palestras são realizadas sempre às 19h30, sujeitas à lotação (200 lugares) e contam com tradução simultânea.
*Começa nesta terça-feira (29), em Uberlândia (MG), a 5ª. edição da Femec, promovida pelo Sindicato Rural de Uberlândia, no Parque Exposições Camaru. Mais de 120 expositores estão confirmados para o evento que deverá gerar negócios superiores a R$ 280 milhões até o próximo dia 1º de abril em Uberlândia-Mg. A feira que tem como foco principal a comercialização de máquinas, equipamentos, implementos, insumos agrícolas e veículos, deverá receber 40 mil visitas em quatro dias.