*Onze anos depois de ter o mandato cassado, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) voltou ontem à Câmara para defender a aprovação do impeachment da presidente Dilma. Delator do mensalão e condenado a mais de sete anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após o julgamento da Ação Penal 470, Jefferson prometeu “trabalhar duro” para unir o PTB a favor do afastamento de Dilma. Militante da chamada tropa de choque do ex-presidente Fernando Collor Mello, cassado em 1992, Jefferson (foto) disse que Dilma não tem mais condições de se manter à frente do país. “O governo acabou politicamente e moralmente. Não há condições mais de ela continuar à frente do governo. Como não temos um regime parlamentarista, vamos para o impeachment”, argumentou.
*A presidente Dilma Rousseff indicou os deputados Roberto Góes (PDT-AP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) para substituírem, respectivamente, os deputados Luiz Carlos Busato (PTB-RS) e Antônio Bulhões (PRB-SP) na vice-liderança do governo na Câmara. Jandira é atual líder do PCdoB na Casa.
*O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontíficio Conselho para a Cultura, será recebido nesta quinta-feira, no Theatro Municipal, com um show de Maria Bethânia. Mas não será um show musical: a cantora vai declamar, numa apresentação de 20 minutos, o poema “Menino Jesus”, de Alberto Caiero, heterônimo de Fernando Pessoa, e um sermão do Padre Antônio Vieira, entre outras poesias, no formato do seu espetáculo “Bethânia e as palavras”. Ele veio ao Brasil para participar do evento Pátio dos Encontros, que acontece pela primeira vez no país.
*O professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, José Renan da Cunha Melo, irá receber nesta quinta-feira o título de professor Emérito da Universidade. A homenagem é conferida a docentes aposentados que tiveram destaque em sua trajetória acadêmica. A cerimônia de entrega será realizada, às 19h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG.
*A cAsA – Obras Sobre Papel abre hoje suas portas para uma exposição coletiva de 23 artistas e professores da escola. Idealizada por Lúcia Palhano e com curadoria de Cláudia Renault, a mostra “Poética da Resistência” será inaugurada dia 7 de abril, quinta-feira, às 20h. A mostra “Poética da Resistência, na cAsA – Obras Sobre Papel, pretende dar voz aos professores da 3ª e 4ª geração da instituição de ensino que foram desligados de seus cargos, devido à revogação da “Lei 100”, que em 2007 efetivou 98 mil trabalhadores em Minas Gerais. Essa mesma lei foi julgada inconstitucional, em 2014, pelo Supremo Tribunal Federal. Em dezembro de 2015 o Governo de Minas Gerais desligou milhares de servidores estaduais, como consequência dessa decisão.
*A Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais (SAMG) realiza a X Jornada Metropolitana de Anestesiologia (JOME), amanhã e sábado, com o objetivo de promover a atualização científica de anestesiologistas, estudantes da especialidade e da comunidade acadêmica do estado. O evento anual será realizado no auditório da Santa Casa de Belo Horizonte e contará com palestras, mesas redondas e discussões sobre a atuação dos profissionais em momentos de crise dentro do centro cirúrgico, além de abordar tabus, questões éticas e divergências na equipe médica.
*DMAIS Design prorrogou para o dia 20 de abril o prazo para a inscrição de novos talentos no segmento de design que desejam participar de sua 3ª edição. O evento será realizado entre os dias 13 e 19 de junho e promete movimentar toda a capital mineira, que neste período respirará design. Grandes marcas já garantiram a participação no DMAIS DESING e além de realizarem eventos com a temática, vão lançar suas novas coleções.