*Dos cerca de 28,2 milhões de contribuintes previstos para entregarem a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, 716 mil já caíram na malha fina, disse ontem o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid (foto). Se forem incluídas declarações de anos anteriores, o total de declarações retidas chega a 800 mil. A partir de 15 de maio, o contribuinte poderá acessar o extrato da declaração no Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC) para verificar pendências e erros no documento. O contribuinte que não tiver a declaração liberada poderá corrigir os dados por meio de uma declaração retificadora. O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse que a maior parte dos casos incluídos na malha fina decorre de erros do contribuinte ou de divergências entre as informações da pessoa física e da fonte pagadora.
*Com o agravamento da crise econômica no país, o penhor de joias e objetos de valor na Caixa Econômica registrou um aumento de 40% nos três primeiros meses do ano. A modalidade de crédito tem como facilitador não exigir comprovação de renda nem consultas ao SPC ou Serasa. A taxa de juros é de 1,93% ao mês.
*O mestre Ivo Pitanguy recebeu seu décimo título doutor honoris causa. Desta vez, o título foi concedido pela Unirio, em cerimônia realizada nessa sexta-feira no Auditório Vera Janacopulos, no campus da Reitoria, da Unirio. Além desse, Pitanguy tem títulos nessa categoria dados pela Universidade de Tel Aviv, em Israel, pela Universidade Autônoma de Guadalajara, no México, e sete outros de universidades brasileiras.
*Ainda não foi desta vez que o Brasil conquistou as três estrelas do cobiçado guia Michelin. Mas o chef Alex Atala continua sendo o chef mais estrelado do país. Nesta segunda edição do Guia Michelin dedicado ao Rio e São Paulo, o restaurante D.O.M, de Atala manteve as duas estrelas conquistadas no ano passado. A premiação foi anunciada na última quinta-feira, no Copacabana Palace.
*O Centro de Arte Popular – CEMIG está abrigando a exposição ‘Marcos Garcia – O Acrobata das Cores’. Sob a curadoria de Priscila Freire, mostra gratuita exibirá 50 telas até o dia 29 de maio.
*Um total de 1.236 museus e instituições culturais brasileiras confirmaram participação na 14ª Semana Nacional de Museus, que será realizada de 16 a 22 de maio. O Museu Histórico de Divinópolis, o Museu Residencial GTO e o Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho, na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) terão atividades durante a Semana. O tema desta edição será “Museus e Paisagens Culturais”.
*Foi publicado ontem no Diário Oficial da União decreto que autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal. O decreto foi assinado na quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff e vai permitir que as pessoas tenham seu nome social em crachás e formulários, por exemplo. Segundo o texto, o nome social configura a designação pela qual a pessoa se identifica e é socialmente reconhecida. Já a de gênero trata da dimensão da identidade no que diz respeito à forma como ela se relaciona com as representações de masculinidade e feminilidade e como isso se traduz em sua prática social, sem relação necessária com o sexo atribuído no nascimento.