*O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou ontem a defesa do empresário Luiz Cláudio Lula da Silva (foto), filho do ex-presidente Lula da Silva, a ter acesso à investigação da Operação Zelotes, na qual é investigado. Os advogados recorreram ao tribunal após a Justiça Federal negar pedido semelhante para acessar o processo após a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático. Na decisão, Toffoli esclareceu que a defesa deve ter acesso às provas obtidas na investigação, de modo que possam exercer o direito de defesa. No entanto, de acordo com a decisão, não poderão ter conhecimento das diligências em andamento.
*Circula nas redes sociais um vídeo em que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) é hostilizado e chamado de golpista por uma mulher na praia do Leblon, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Pelo celular, ela filmou Aécio e a família na praia, no feriado dessa quinta-feira (26/5), ao mesmo tempo em que hostilizava o senador.
“O governo Temer: Desafios e Oportunidades” é o tema da palestra que o ex-ministro da Previdência Social, no governo Fernando Henrique Cardoso, Roberto Brant, fará no próximo dia 14 de junho (terça-feira), a convite da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-Minas) e do Serviço Social da Indústria (SESI). O almoço-palestra será, das 12 às 14h, na sede da Fiemg.
*O ex-ministro chefe do Gabinete da Presidência da República, Jaques Wagner, desembarcou na última segunda-feira (23) em Lisboa, Portugal, com a mulher, Fátima Mendonça. Como um simples mortal, fica uma temporada em terras portuguesas descansando e, naturalmente, fazendo reflexões sobre os últimos acontecimentos do país, que culminaram com o afastamento de Dilma Rousseff do governo, de quem era um dos principais colaboradores e interlocutores.
*O juiz Fernando Galvão da Rocha, presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), está lançando o livro ‘Direito penal militar: Teoria do crime’, publicado pela Editora D’Plácido. Na obra, o magistrado consolida a concepção, já sustentada em outros livros, de que a teoria do crime deve ser elaborada e interpretada no contexto de uma teoria racional discursiva do direito (como teoria geral) e de sua perspectiva comunicativa.
*O advogado e mestre em Direito Internacional pela UFMG, Rogério Faria Tavares, foi eleito para ocupar a cadeira de número oito da Academia Mineira de Letras, que pertencia ao deputado Milton Reis. A posse está marcada para o dia 24 de junho, às 20h, na AML (Rua da Bahia, 1466).
*O Mirante do Mangabeiras, tradicional ponto turístico de Belo Horizonte, foi revitalizado e teve a guarita de acesso reformada. O telhado e as instalações hidráulicas foram recuperados e a pintura da fachada foi refeita, com aplicação de textura. Foi gasto na obra cerca de R$ 15 mil. O mirante é um dos pontos mais altos da cidade, com 1.170 m de altitude. Passam pelo local, pelo menos quatro mil pessoas ao mês, segundo a Fundação de Parques e Jardins.
*O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, assinou a Resolução 579/2016, por meio da qual fica “vedada a classificação de quaisquer pedidos e feitos novos ou já em tramitação no Tribunal como ‘ocultos'”. Em tese, acabam os processos sigilosos, aqueles que, normalmente, são os que mais interessam ao povo por envolverem corrupção e pessoas tidas como importantes na República.