*Ao divulgar ontem os novos limites de empenho e pagamento do governo para este ano, o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira (foto), reafirmou que a aprovação de reajustes para o funcionalismo público já estava previsto e não compromete o ajuste fiscal. Sobre a realização de concursos públicos, o ministro informou que não serão autorizados novos certames neste ano, nem no próximo. Segundo Oliveira, o reajuste dos servidores é inferior à inflação, o que permitirá que o desempenho da folha fique abaixo da inflação. "Os reajustes estão plenamente de acordo com o ajuste fiscal que estamos fazendo. O que foi acordado foram reajustes satisfatórios de reposições da inflação, que serão aplicados só em agosto e já estavam previstos".
*O psiquiatra e escritor Augusto Cury fará uma palestra sobre “Ansiedade: como gerenciar e enfrentar o mal do século”, no dia 10, às 20h, no Grande Teatro do Cine Theatro Brasil Vallourec. O evento integra série de atividades para arrecadar recursos para a construção da Cidade Paz, centro de referência em educação, artes e cultura que será erguido em Esmeraldas. Os ingressos já estão sendo vendidos pelo site www.compreingressos.com, no valor de 80 reais - com meia entrada.
*A Vale lançou, o livro “Sobre a flora das Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Vale – Guia de espécies ameaçadas, raras e endêmicas registradas”, em parceria com a Bioma Meio Ambiente. O livro é resultado do trabalho de cinco pesquisadores que, durante 60 dias, realizaram expedições em sete reservas de propriedade da Vale em Minas Gerais. A obra mostra a presença de 78 espécies em áreas próximas às operações da empresa e que, em conjunto com outras áreas protegidas ao redor, formam um extenso complexo de biodiversidade.
*Uma dupla de estudantes da UFMG, formada por Joana de Andrade Pacheco e Letícia Andrade Lopes, alunas da Faculdade de Direito, conquistou o título de campeã do Concours de procès simulé en droit international Charles-Rousseau, a maior competição de direito internacional em língua francesa do mundo. Além de conquistar o primeiro lugar na competição, Letícia ainda faturou o prêmio de melhor oradora da rodada final. Nos 31 anos de existência do prêmio, esta foi a primeira vez que uma equipe de país não francófono vence a competição. A edição deste ano foi realizada na Universidade de Havana, em Cuba.
*Estão abertas as inscrições para a 15º edição do Prêmio Escola Voluntária. Projetos de voluntariado realizados por alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio podem ser inscritos no site http://www.escolavoluntaria.com.br até o dia 30 de junho. Podem participar instituições de ensino dos seguintes estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. O Prêmio Escola Voluntária é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e da Rádio Bandeirantes.
*Os pedidos de recuperações judiciais de empresas brasileiras subiram 87,8%, ou seja, de 98 para 184 casos em maio, contra o mesmo mês do ano anterior, informou a Serasa Experian. De janeiro a maio, o número de requerimentos subiu 95,1% no país em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 755. Segundo a Serasa é o maior número de ocorrências para o acumulado dos primeiros cinco meses do ano desde 2006, após a entrada em vigor da Nova Lei de Falências. Os pedidos de falências tiveram alta de 11% em maio na comparação com maio de 2015.
*O motorista de caminhão aposentado Ralph Clarke vai entrar para a história da Justiça britânica de uma maneira nada gloriosa. Segundo notícias da imprensa local, ele é o homem mais velho a sentar no banco dos réus dos tribunais. Clarke tem 101 anos e é acusado de abusar sexualmente de três crianças. Os crimes teriam acontecido entre os anos de 1974 e 1983, quando o centenário ainda era um sexagenário. Hoje, as vítimas já são adultas. Não foi explicado, no entanto, porque só agora Clarke foi chamado a prestar contas com a Justiça.