*Aliado do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) sugeriu ontem ao colega que ele renuncie à presidência da Câmara, cargo do qual também está afastado por decisão judicial. Marun acredita que a renúncia irá distensionar o ambiente na Casa, onde Cunha responde a processo de cassação do mandato parlamentar. “Sugeri que ele renunciasse à presidência da Câmara como forma de distensionar o ambiente na Casa”, disse o parlamentar em nota. Marun (foto) disse que visitou Cunha na residência oficial e que conversou com ele em particular, sem a presença de outros deputados, quando então fez a sugestão de renúncia ao cargo. O parlamentar contou ainda que disse a Cunha que o presidente em exercício da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA) “não possui as condições mínimas para presidir a Câmara”.
*O empresário Salim Mattar, um dos fundadores da Localiza Rent a Car, é o convidado do próximo almoço/palestra “Empreendedores de Sucesso”, promovido pela Câmara Portuguesa de Comércio Brasil-Minas. O evento acontece no próximo dia 30, das 12h às 14h, no The One Business, no Gutierrez.
*A proposta de extinção da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), incluída no Projeto de Lei (PL) 3.510/16, do governador, é o tema da audiência pública conjunta, a ser realizada nesta quarta-feira pelas Comissões de Agropecuária e Agroindústria e de Assuntos Municipais e Regionalização. O requerimento para a reunião é dos deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Fabiano Tolentino (PPS) e Antônio Carlos Arantes. A reunião está marcada para às 14 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG).
*Leitura obrigatória para os candidatos a algum cargo eletivo neste país, segundo os entendidos na matéria: o “Manual de Direito Eleitoral e Jurisprudência”, do juiz André Guilherme Lemos, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, lançado na semana passada e editado pela Conjur (Consultor Jurídico), revista eletrônica especializada em notícias ligadas a temas jurídicos.
*Está marcada para a próxima sexta-feira, às 20h, a posse do advogado e jornalista Rogério Faria Tavares na cadeira n° 8 da Academia Mineira de Letras, em sucessão ao imortal Milton Reis. Tavares será saudado pelo acadêmico Olavo Romano, titular da cadeira n° 37. Mestre em Direito Internacional pela UFMG, Rogério Tavares é mineiro de Belo Horizonte. É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, da Associação Brasileira de Imprensa, da Academia Carioca de Letras, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. É um dos diretores do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.
*Estão abertas as inscrições para a próxima turma de MBA em Direito Tributário da Fundação Getúlio Vargas, com previsão de início no dia 02/07. O curso, com carga horária de 432h/a, tem como objetivo oferecer conhecimentos práticos e teóricos. O curso é voltado para os interessados em atuarem em órgãos públicos, empresas, escritórios de advocacia, desenvolvendo funções de assessoria, consultoria, fiscalização e outras áreas do tributário. As aulas acontecerão quinzenalmente aos sábados na unidade Cidade Jardim. Mais informações pelo site www.ibs.edu.br ou pelo telefone 2122.3203.