*Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de torna-lo réu pela segunda vez na Lava Jato, o deputado afastado Eduardo Cunha (foto), disse ontem que respeita o posicionamento do Tribunal, mas que confia em sua absolvição ao fim do processo. “Respeito a decisão e confio que, ao fim do julgamento do mérito, serei absolvido”, disse Cunha em nota divulgada em sua conta no Twitter. Por unanimidade, o Supremo abriu ação penal contra o parlamentar afastado pelo recebimento de R$ 5 milhões de propina em contas não declaradas na Suíça. O peemedebista vai responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Também ontem o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso para retirar do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, a competência para julgar a mulher e a filha do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O julgamento ocorreu durante a sessão que julgou abertura de ação penal contra o parlamentar. A defesa dos parentes de Cunha alegou que, apesar de não terem foro por prerrogativa de função no STF, Cláudia Cruz e Danielle Cunha, mulher e filha do deputado, respectivamente, devem responder às acusações na Corte, devido à ligação dos fatos.
*O ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou nessa quarta-feira que em 15 dias será apresentado um conjunto de propostas para a retomada da economia, de cunho mais regulatório. Em entrevista, ele explicou que as propostas não poderão trazer encargos fiscais elevados ao Estado e buscarão destravar investimentos e diminuir riscos jurídicos.
*Decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, nesta semana, a cassação do prefeito de Jampruca (MG), Renato Vieira Cacique, e de seu vice, Adelmo Amâncio Carreiro, por prática de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012. Relator do processo, o ministro João Otávio de Noronha, que não integra mais a Corte Eleitoral, manteve em seu voto a cassação do prefeito por abuso de poder político e econômico, afastando, no entanto, a inelegibilidade do candidato e a acusação de compra de votos. Ao apresentar voto-vista o ministro Luiz Fux acompanhou o entendimento do relator. Cassaram o prefeito. Depois que ele cumpriu praticamente todo o mandato. Justiça que tarda não é justiça.
*Greve dos transportadores de combustíveis e derivados de petróleo tem adesão de 100% dos transportadores, segundo registro do Sindicato da categoria. A paralisação é um protesto contra o baixo valor do frete pago pelas distribuidoras; perda de serviço para o transporte por trem; alta carga de impostos e taxas; além dos altos custos dos insumos que incidem sobre o frete. Alguns postos em Belo Horizonte e no interior do estado já estão sem gasolina.
*A Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo Brasil vão mudar o portfólio de bebidas para escolas em todo o país, com o objetivo de ajudar no processo de diminuir a obesidade infantil. A venda de produtos a escolas para crianças de até 12 anos terá foco em hidratação e nutrição. As empresas venderão apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos.