*O deputado Eduardo Cunha falou ontem longamente na Comissão de Constituição e Justiça. Fez pessoalmente a sua defesa nos recursos apresentados à CCJ contra a decisão do Conselho de Ética de propor a cassação de seu mandato. Cunha (foto), claro, negou tudo, afirmou que o processo contra ele é político, advertindo os deputados da comissão que ao 117 deputados e 30 senadores alvos de inquérito, não sobreviverão caso se “abra o precedente” com a sua cassação. “Hoje, sou eu. É o efeito Orloff: vocês, amanhã”. A decisão da CCJ ficou para a semana que vem.
*Cidades mineiras são riscadas do Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo. São 181 municípios, que deixam de fazer parte do mapa. Permanecem outros 285 mineiros. Mas não foi só Minas Gerais que sofreu com os cortes. O Mapa tirou a lista 35% dos municípios, passando de 3.345 para 2.175 cidades. A justificativa do Ministério do Turismo é a de que o orçamento para a pasta está bem aquém do necessário e por isso a necessidade dos cortes e destinar os recursos para as cidades com maior fluxo turístico.
*Aos 81 anos, a deputada federal Luiza Erundina tem fôlego de fazer inveja a muito político jovem. Lançada candidata a presidência da Câmara dos Deputados pelo PSOL, a parlamentar é também pré-candidata a Prefeitura de São Paulo. E diz que não vai desistir de ocupar o lugar do atual prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT).
*Reeleita para mais dois anos de mandato, Christiane Malard Procópio, tomou posse nesta terça-feira (12) no cargo de Defensora Pública Geral de Minas.
*O Ars Nova – Coral da UFMG participa, de amanhã (14) a domingo (17), do 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, na Espanha. O grupo é o único competidor brasileiro do tradicional evento, que reúne coros e grupos de dança de vários países na cidade de Vic, na região da Catalunha. O repertório inclui 16 composições, entre peças românticas, renascentistas, contemporâneas e folclóricas de compositores brasileiros e estrangeiros. Do repertório constam quatro obras do maestro e compositor Carlos Alberto Pinto Coelho Fonseca, falecido em 2004, numa homenagem do Ars Nova àquele que foi regente titular do grupo por 40 anos.
*A Offshorent, multinacional especializada na terceirização de serviços de tecnologia e marketing digital, acaba de fechar uma parceria com a Câmara de Comércio Índia Brasil– Cciaib, sediada em Belo Horizonte e que tem à frente Leonardo Ananda Gomes. A Offshorent atuará como braço digital da instituição no desenvolvimento de um novo website para a empresa. Além disso, a Offshorent passa a fazer parte dos associados da Câmara e a proposta é que a empresa também participe das delegações que a Câmara realiza para levar empresários à Índia e promover negócios entre os dois países.