*A presidente afastada Dilma Rousseff (foto) não perde uma oportunidade para fazer seu marketing. Ontem, pelas redes sociais, comentou a tentativa de golpe na Turquia saudando a frustração do golpe militar, contido pela ação do povo que foi para as ruas contra o movimento. Aproveitou para dar sua alfinetada. “Governo eleito não é para ser derrubado nem pela força nem por artimanhas políticas”. Dilma está criando um novo tipo de político. O que sai das urnas com impunidade assegurada.
*O número de atentados extremistas caiu em todo o mundo, menos na Europa e na América do Norte. Ainda assim, os ataques no Hemisfério Norte correspondem a menos de 3% de todos os 14.806 casos registrados em 2015. Os dados fazem parte do Global Terrorism Database, banco de dados coordenado por grupo de pesquisadores com sede na Universidade de Maryland, nos EUA. O Oriente Médio e o Norte da África ainda respondem pela maioria dos registros. Cerca de 40%, ou 6 mil, do total de ataques no mundo no ano passado estavam concentrados nas duas regiões. Mas o número de atentados e mortes caiu 12% em 2015 em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 16.840 casos. A queda foi impulsionada principalmente por uma redução nas ocorrências no Paquistão, Iraque e Nigéria. Apesar de terem crescido, os casos na Europa e na América do Norte são, em números absolutos, bem menores que os registrados em outras partes globo. Na Europa, o número de atentados saltou de 214 para 321 e na América do Norte, de 34 para 62 ataques.
*A idade avançada de uma pessoa não pode ser usada pelo banco como argumento para negar um empréstimo, pois isso é um ato de discriminação e exclusão social. O entendimento do desembargador Roberto Mac Cracken, seguido por unanimidade pela 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi aplicado para condenar uma instituição financeira a indenizar um idoso em R$ 30 mil. O autor da ação teve seu pedido de empréstimo negado pelo banco porque foi considerado velho pela instituição financeira. “Em virtude da idade do sr. (...) não poderemos atender a solicitação abaixo”, disse a instituição financeira à época.