*O ministro Ricardo Lewandowski (foto), presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu ontem que o ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato na Corte, é que deverá julgar a validade das escutas telefônicas que flagraram conversas do ex-presidente Lula com políticos com foro privilegiado. Teori, entretanto, só irá analisar a legalidade das escutas a partir de 1º de agosto, quando termina o recesso do Judiciário. As gravações foram divulgadas pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, em março deste ano.
*O society entrou para a política de São Paulo. O playboy Chiquinho Scarpa, conhecido como “O Conde”, foi eleito vice-presidente do PRB de São Paulo e diz que irá disputar uma vaga de vereador para a Câmara Municipal da capital paulista.
*Kênia Régia Anasenko Marcelino é a nova presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira. É a primeira vez em 42 anos de história que a Companhia será comandada por uma mulher, e a primeira vez que uma servidora de carreira assume, sem condição provisória, a presidência da instituição.
O Circuito Liberdade recebe a exposição “Mondrian e o movimento de Stijl”, uma das mais completas exposições sobre Mondrian e o movimento De Stijl já realizada na América Latina. A abertura será nesta quarta-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte. A mostra organizada pela Art Unlimited e patrocinada pelo Banco do Brasil reunirá cerca de 100 obras – 30 assinadas por Mondrian – e uma seleção de várias manifestações do movimento Se Stijl. A mostra fica em cartaz até o dia 26 de setembro e depois segue para o Rio de Janeiro.
O Sebrae em Minas Gerais realiza, no próximo dia 27, o Seminário Afroempreender. O objetivo é promover a equidade, o desenvolvimento social e econômico através do empreendedorismo, ampliando as oportunidades de crescimento para mais de um milhão de empreendedores negros em Minas Gerais. A ação é uma demanda da sociedade civil negra, por meio de suas entidades organizadas, como a ReAfro-MG (Rede de Empreendedores Afrobrasileiros em Minas Gerais).
*A temática “economia circular” norteia a próxima exposição da Aliança Francesa Belo Horizonte, “Revoada”, que será inaugurada nesta quarta-feira, às 19h. A partir de descartes de uma academia de escalada, o artista Flávio Cro experimentou novas soluções pictóricas nas aulas com Sebastião Miguel, na Guignard. Sua pintura contempla a paisagem urbana e tem inspiração nas gravuras de Tales Bedeschi, Revoadas – das quais tomou o título emprestado, e de Adriana Varejão.
*Os recém-nascidos no Rio de Janeiro já sairão da maternidade com o número da carteira de identidade na certidão de nascimento. O dado é emitido pelo Detran, em parceria com a seção estadual da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) e a Coordenadoria Geral da Justiça. A iniciativa é inédita no país. O projeto piloto foi lançado na maternidade Perinatal, em Laranjeiras, zona sul do Rio. Com a medida, a certidão de nascimento terá a identificação civil e o CPF, que já era incluído no documento. Pelo convênio, os bancos de dados do Detran e da Arpen estarão integrados para que os cartórios informem os dados do bebê e gerem um pré-registro de identificação civil. No futuro, quando for solicitado o documento de identidade da criança, as informações dela já estarão no sistema do Detran.