*O ministro do Esporte, Leonardo Picciani (foto), disse ontem que o governo federal “tem absoluta convicção” de que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão seguros. De acordo com o ministro, o governo está adotando estratégias adequadas de segurança e enfrentamento ao terrorismo. Picciani elogiou o tamanho do efetivo disponibilizado para o evento. Segundo ele, os 88 mil homens são “o maior efetivo já empregado no Brasil em um único evento”. “Temos convicção de que adotamos as mais modernas técnicas de enfrentamento a esse tema. Estão sendo disponibilizados todos os efetivos. São 88 mil homens envolvidos na operação de segurança. Portanto, o Brasil não subestima esse tema e adota todas as medidas necessárias. Por isso, temos convicção de que os jogos terão absoluta segurança”, afirmou o ministro.
*Começou ontem o I Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária. Um evento realizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor, e seu órgão operacional, o Idene. O encontro está sendo na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, e vai até o dia 27 de julho. Dentre as atrações do evento, estão o II Festival de Música “Da luta brotam vozes de liberdade” e a I Mostra de Poesias, com o tema “Versando a Luta”. As inscrições, encerradas no dia 30 de junho, somaram 105 canções e 195 poemas, de 18 estados do Brasil.
*O Estúdio da Sobrancelha By Fabiane Pinheiro, Unidade Estação BH, é um dos expositores da Feira Estação Noivas, que revela novidades do mercado bridal mineiro em Belo Horizonte. A empresa preparou pacotes estéticos promocionais exclusivos para apresentar no evento, a ser realizado nos dias 29, 30 e 31 de julho (sexta-feira, das 14h às 22h; sábado, das 10h às 22h e domingo, das 12h às 20h) no Shopping Estação BH. Entre os serviços que compõem os combos estão a micropigmentação e o design de sobrancelha, a limpeza de pele e até sessões de criolipólise.
*A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação Recanto das Cigarras para investigar desvios de recursos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os suspeitos de praticar os crimes são servidores públicos lotados na instituição. Eles estariam fraudando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), do governo federal. Além do desvio de verbas, estão sendo investigados possíveis roubos de alimentos dos estoques e do restaurante universitário da UFV. Os indícios começaram a ser apurados em junho de 2016. A polícia suspeita que o grupo estaria atuando há vários anos, causando à UFV um prejuízo anual de R$ 2 milhões.
*A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União (Frentas) fará um ato público no dia 8 de agosto, às 14h, no Senado Federal, em defesa das prerrogativas da Magistratura e do MP. O presidente da AMB, João Ricardo Costa defendeu o endurecimento do discurso em prol da recomposição dos vencimentos e destacou que o adiamento da votação dos PLCs para agosto promove o enfraquecimento do Judiciário e do Ministério do Público.