*Por unanimidade, os três desembargadores da 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no Rio de Janeiro, decidiram ontem que o empreiteiro Fernando Cavendish, ex-dono da Construtora Delta, e o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira (foto), devem retornar para a prisão. A decisão se estende aos empresários Adir Assad e Marcelo Abbud e para o ex-diretor da Delta, Cláudio Abreu. Os cinco foram presos na Operação Saqueador, no dia 30 de junho, e levados para o presídio de segurança máxima Bangu 8, no Complexo de Gericinó, mas foram liberados para cumprir prisão domiciliar por decisão liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
*Neste sábado, das 11h às 13h, acontece no mezanino do Sesc Palladium um encontro com os artistas Teresinha Soares e Marco Paulo Rolla. Na ocasião será lançado um livro-catálogo com um texto curatorial englobando questões referentes ao contexto histórico, aos artistas e as obras da exposição “Arte e Política no acervo do MAP”, que fica em cartaz até domingo (31).
*Pesquisa sobre o custo da energia elétrica para a pequena e média indústria no Brasil, divulgada ontem pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), revela aumento real de 59,3% no custo com energia para a indústria brasileira nos últimos três anos. O Rio de Janeiro é o estado com o custo médio mais alto do país. Ele alcança R$ 628,53 por megawatt-hora (MWh) com tributos.
*O Senac promove, no dia 3 de agosto (quarta-feira), às 15h, o webinar Gastronomia na Hotelaria. A atividade é gratuita, aberta ao público e faz parte do Programa Senac na Web. Para participar, basta acessar o link do programa no site da instituição (www.mg.senac.br). O bate-papo contará com a participação do gerente de Produtos de Hospitalidade e Gastronomia do Senac, Hans Eberhard Aichinger, a gerente Universitária do Senac, Maria Isabel Rolla França, e o chef executivo do Hotel Senac Grogotó, Ronie Peterson. A moderação será feita pelo gerente de Produtos de Comércio, Comunicação e Turismo do Senac, André Carvalho.
*Em junho, o número de beneficiários em planos de assistência médica registrou uma leve queda na comparação com março deste ano: passou de 48,8 milhões para 48,48 milhões. Desse total, 66,18% (32,1 milhões) tem contratos com planos de saúde coletivos empresariais. A queda foi verificada apenas nesse setor, que registrou 32,3 milhões em março. Nas outras modalidades o número se manteve: 9,5 milhões em planos individual ou familiar e 6,5 milhões em planos coletivos por adesão. Também aparecem 10 mil usuários com planos coletivos não identificados e 263 mil não informados quanto à modalidade de contratação. O país tem 837 operadoras, com 17.261 planos ativos.
*A Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio das Artes, abriga, a partir desta quinta-feira , a exposição “Roberto Vieira …em processamento…”. Após alguns anos sem expor em Belo Horizonte, o artista mineiro apresenta uma mostra ampla, com objetos, esculturas e instalações. A exposição faz parte da segunda edição do projeto ArteMinas, uma iniciativa da Fundação Clóvis Salgado.
*Organizações de defesa dos animais fez, na tarde de ontem, em Salvador, um ato contra o abate de centenas de jegues, que ocorre no município baiano de Miguel Calmon, centro-oeste do estado. Entidades como Bicho Feliz e Bicho Não é Lixo lideraram a manifestação, em frente a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), ligada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri). De acordo com os defensores dos animais, quase mil equídeos foram sacrificados para que o couro seja vendido para a China, além de outros mais de mil que podem ter o mesmo destino.