Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ouvirá o artista plástico Eugênio Fiúza Queiroz, de 66 anos. Ele foi confundido com um criminoso e ficou 18 anos preso, por suspeita de cometer vários estupros em Belo Horizonte. A audiência pública será na quarta-feira, às 9 horas, no Auditório. Eugênio Fiúza foi detido em 1995, ao ser reconhecido por uma vítima, e depois por outras oito. Apontado, na época, como o "maníaco do Anchieta", foi condenado a 37 anos de prisão. De acordo com o deputado Cristiano Silveira (foto) do PT, presidente da comissão e autor do requerimento para a reunião, o objetivo é dar oportunidade ao artista plástico de contar sua história e relatar o que viveu na prisão.

 

*São Paulo inicia hoje uma experiência que, se aprovada, deverá ser estendida a todos os estados. As ações envolvendo relação de bancos com seus clientes terão uma fase de conciliação. É uma tentativa de reduzir o número de litígio nas quais os bancos comerciais e as instituições de crédito são parte. Hoje, estima-se que perto de 38% das ações em tramitação nos fóruns paulistanos tratam de questões como cobrança indevida a correntistas e até não correntistas, usuários de cartões de crédito e tomadores de empréstimos. Os próprios bancos estimularam a adoção das conciliações, preocupados com as perdas financeiras e com o desgaste da imagem das instituições com as reclamações.

 

*Entre os empresários, a internet vem ganhando cada vez mais importância como forma de se aproximar de seu consumidor e conquistar novas vendas. Essa realidade do mundo moderno e altamente conectado é o assunto da aula magna da Faculdade Batista de Minas Gerais proferida pelo diretor de negócios do Google for Work Brazil Alessandro Leal. Será no próximo dia 17, às 19h, no Auditório A da faculdade.

 

*As multas de trânsito vão sofrer reajuste que pode chegar a mais de 60 por cento, a partir de novembro. Quem for pego falando ao celular enquanto dirige, então, vai pagar bem mais, já que a infração passará de grave para gravíssima.

 

*Em 348 cidades brasileiras há mais eleitores que habitantes. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da estimativa populacional para 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – os dados são os mais atualizados do instituto. Elas representam 6,2% do total de 5.568 municípios onde haverá eleição neste ano. A maior diferença está em Canaã dos Carajás, no Pará, onde estão registrados 39.832 eleitores. O IBGE estima uma população de 33.632 pessoas no município, ou seja, há 6.200 eleitores a mais que moradores. Em 2012, 305 municípios brasileiros registraram essa diferença. De acordo com o TSE, nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil, e alguns municípios desenvolvem características específicas que levam a essa situação, o que, segundo o tribunal, não configura necessariamente fraude. Um dos vínculos aceitos é o profissional, caso da pessoa que mora em uma cidade e trabalha e vota em outra. Informações do Portal G1.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.