*Para o deputado Afonso Florence (foto), líder do PT na Câmara Federal, os resultados das eleições de domingo “não foram tão ruins”. O partido perdeu mais de 60% de seus eleitores, perdeu dois terços das prefeituras que administrava e venceu em apenas uma capital, no primeiro turno. E ainda não foi de todo ruim. Afonso Florence é um debochado ou um brincalhão. Normal ele não é.
*A eleição, em primeiro turno, de apenas oito dos 71 deputados federais que se candidataram a prefeituras em todo o país, reforça os sinais de desgaste do cenário político, segundo analistas políticos. O número é quase a metade do registrado nas eleições municipais de 2012, quando 15 deputados federais foram eleitos prefeitos já no primeiro turno e 18 disputaram o segundo turno. Neste ano, apenas quatro deputados vão para a segunda etapa da eleição: Cícero Almeida (PMDB-AL), que disputa a prefeitura de Maceió; Nelson Marchezan Junior, do PSDB-RS, candidato em Porto Alegre; Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), em Belém; e Valadares Filho (PSB-SE), que concorre à prefeitura de Aracaju. “A eleição, de fato, se deu num clima de desgaste generalizado da política, mas não tem porque isto se refletir apenas nos deputados. Tem reflexo sobre os partidos”, ponderou o cientista político Carlos Ranulfo, coordenador do Centro de Estudos Legislativos da Universidade Federal de Minas Gerais. Entre os sinais deste desgaste, segundo o analista, estão discursos de candidatos vitoriosos como o prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), que destacou ao longo de sua campanha o fato de “não ser político, mas gestor” como estratégia para atrair votos.
*As paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte celebram nesta terça-feira, dia 4 de outubro, o Dia de São Francisco de Assis, mundialmente conhecido como o santo patrono da natureza e dos animais.