*O Ministério da Fazenda anunciou ontem que a Secretaria de Política Econômica ficará sob a responsabilidade de Fabio Kanczuk (foto), professor titular da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Ele substituirá Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, que vai ocupar a Vice-Presidência de Serviços, Infraestrutura e Operações do Banco do Brasil. Kanczuk é engenheiro eletrônico graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, PhD em economia pela Universidade da Califórnia, com pós-doutorado pela Universidade de Harvard.
*Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo que leva o sobrenome dele, vai cumprir a mais dura das penas entre os delatores da operação Lava Jato. Odebrecht terá de passar dois anos e meio em regime fechado e outros cinco em prisão domiciliar. Em metade desse período, o empreiteiro não vai poder deixar a residência. Na outra metade, Odebrecht terá de ficar em casa das 22h às 7h e não poderá sair aos fins de semana, muito menos viajar sem autorização da Justiça. A tornozeleira eletrônica vai acompanhar o empreiteiro durante todo o regime de prisão domiciliar.
*Hoje é o primeiro dia de provas do Enem. Ao todo são 8 milhões e oitocentos mil inscritos no segundo maior exame de seleção do mundo. Pelo menos 240 mil estudantes não poderão participar das provas que selecionam alunos para escolas superiores no país. Não têm lugar para fazerem as provas. Os locais estão ocupados por estudantes que protestam contra o governo. É o direito de protestar prevalecendo sobre o direito de estudar. Dizem que é democracia.