*O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário encontrou, segundo o ministro Osmar Terra (foto), irregularidades em 1,136 milhão de benefícios do Bolsa Família. Destes, 469 mil foram cancelados e 667 mil, bloqueados. No caso dos bloqueios, os usuários têm até três meses para comprovar que cumprem os requisitos do programa de distribuição de renda e podem voltar a receber o benefício. A pasta também convocou 1,4 milhão de famílias para fazer atualização cadastral em janeiro de 2017. Os dados são resultado de um pente-fino no Bolsa Família iniciado em junho, que envolveu diversas bases de dados nacionais. Os cancelamentos já começam a valer em novembro e terão impacto de R$ 1,024 bilhão na folha de pagamento do Bolsa Família. No caso dos bloqueios, o governo espera uma economia de R$ 1,428 bilhão, caso as irregularidades sejam confirmadas.
*Será nesta terça-feira o lançamento do livro “Os Caminhos do Exílio”, de José Maria Rabêlo e Thereza Rabêlo, às 9h, na Galeria do BDMG Cultural. O livro relata os planos golpistas de 1964 para assassinar o presidente João Goulart e dividir o país em dois. O livro narra fatos dramáticos ocorridos no período em que José Maria e Thereza viveram exilados na Bolívia, Chile e França e faz uma reconstituição do contexto dos golpes contra João Goulart no Brasil e Salvador Allende no Chile.
*A GAC Brasil, líder mundial na obtenção de recursos na área da inovação, está de novo presidente. Assumiu o cargo a executiva Norma Garcia com a missão de consolidar a posição da subsidiária brasileira na oferta de inteligência e serviços para que as empresas consigam aplicar mais recursos em pesquisa e desenvolvimento.
*Governo atua nos bastidores visando promover a autoconvocação extraordinária do Congresso, em janeiro de 2017, para apressar a tramitação da reforma da Previdência na Câmara. As articulações nesse sentido vão de vento em popa, segundo uma fonte que não quer ser identificada.
*Princípio da pessoalidade da pena privativa de liberdade e as mães do cárcere: uma abordagem dos atores do sistema de justiça criminal” foi o tema da palestra proferida pela juíza Miriam Vaz Chagas durante o 2º Congresso Internacional de Psicanálise sobre violência e processos segregatórios: vicissitudes de um cárcere, a mãe, a mulher e seus filhos, encerrada nessa segunda-feira, na PUC Minas.
*O conselheiro da Rede Cidadã e presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) – seccional SP, Theunis Marinho, vem a Belo Horizonte para uma palestra no próximo dia 10 (quinta-feira) para o lançamento de seu livro “Sonhar Alto, Pensar Grande”, às 19h, na Livraria Leitura do Pátio Savassi. Theunis foi o primeiro profissional brasileiro a alcançar a diretoria da gigante Bayer e conta na publicação detalhes de sua trajetória.
*O engenheiro João Carro Aderaldo é o novo diretor da divisão de Energia da Prysmian na América do Sul, líder global em cabos e sistemas para os setores de energia e telecomunicações.