*O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou ontem que a política econômica doméstica ampliou os efeitos da crise externa, com menor crescimento global e fim do ciclo das commodities (produtos primários com cotação internacional). A afirmação foi feita no Seminário Novos Desafios na América Latina, promovido pela Universidade do Chile, em Santiago. De acordo com a apresentação de Goldfajn no seminário, houve um intervencionismo excessivo do governo, inclusive com congelamento de preços, além do “choque permanente” da crise ter sido tratado como temporário. Para o presidente do BC, as consequências foram maior recessão da história do país; dívida pública em crescimento e inflação alta. Goldfajn (foto) avaliou que esse cenário foi agravado pela crise política e eventos não econômicos, termo usado pelo BC para se referir, por exemplo, aos efeitos da Operação Lava Jato.
*Está marcado para, as 19h, desta sexta-feira, o início da apuração das eleições para os Conselhos Executivo e Fiscal da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Três candidatos disputaram o pleito: Jayme Martins de Oliveira Neto, da chapa AMB Forte Independente e Representativa; Gervásio Protásio dos Santos Júnior, da AMB de Magistrado para Magistrado, e o juiz de Minas Gerais, Michel Curi e Silva, da Magistrados Independentes, que foi o último a registrar sua chapa. O resultado sai hoje à noite.
*Durante a Olimpíada do Conhecimento (OC), que acontece em Brasília, empresários, representantes de entidades de classe, estudantes e industriários poderão ter acesso a um espaço dedicado ao Museu de Artes e Ofícios (MAO), mantido pela Fiemg. Peças do acervo, dos séculos XVIII, XIX e início do XX, como martelos, formas, plainas, barris, bateias, prensas, ferramentas e uma roda de fiar, entre outras, podem ser vistas no espaço. Realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a OC, que conta a com uma expressiva participação de Minas, se encerra no próximo domingo (13), no Ginásio Nilson Nelson.
*O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG vai selecionar crianças e adolescentes, de 12 a 16 anos, de ambos os sexos, para formação de equipe de atletismo. Os testes serão realizados no próximo sábado (19), das 9h às 15h. Não é necessário ter experiência na modalidade.
*Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em parceria com um laboratório farmacêutico, mostrou que – entre diabéticos e cuidadores – 92% acreditam que atividade física e alimentação saudável são fundamentais para o controle da doença, mas 64% não praticam exercícios regularmente. O estudo indicou que no Brasil existem mais de 14,3 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que corresponde a 9,4% da população. O levantamento foi feito para chamar a atenção para o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) e para alertar sobre a doença. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 147 municípios.