Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*O ex-presidente Lula da Silva (foto) disse nessa quarta-feira que desconhece a participação do ex-deputado federal Eduardo Cunha na nomeação do ex-diretor da área internacional da Petrobras, Jorge Zelada para o cargo. Lula também negou ter conhecimento da atuação do então parlamentar na compra de um campo de prospecção de petróleo em Benin, na África, realizada pela Petrobras. Lula prestou depoimento durante a tarde, na condição de testemunha, no processo em que o Ministério Público Federal (MPF) acusa Cunha de receber propina pelo negócio feito pela Petrobras em Benin. De acordo com as investigações, o ex-deputado também usou contas na Suíça para lavar dinheiro. Lula defendendo Cunha. Quem diria.

 

*A vaquejada e o rodeio foram reconhecidos oficialmente como manifestações da cultura nacional e de patrimônio cultural imaterial. A “promoção” está em lei, sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB) e publicada nessa quarta-feira no Diário Oficial da União — quase dois meses depois de do Supremo Tribunal Federal declarar inconstitucional uma norma do Ceará que regulamentou a vaquejada como prática desportiva e cultural no estado. Também recebem o título “expressões decorrentes”, como montarias; provas de laço; apartação; bulldog; provas de rédeas; provas dos três tambores, e outras provas típicas, tais como queima do alho e concurso do berrante, bem como apresentações folclóricas e de músicas de raiz. O reconhecimento de patrimônio cultural pode facilitar acesso a verbas e a medidas de preservação da prática.

 

*O padre Leonardo Pessoa da Silva Pinto, da Arquidiocese de Belo Horizonte, recebeu o título de doutor em Ciência Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico, de Roma. A nota final mereceu uma distinção: Summa Cum Laude, que significa Com a Maior das Honras e representa a maior distinção, o reconhecimento por obter a máxima qualificação possível em uma titulação universitária, especialmente nos níveis do mestrado ou doutorado. A instituição acadêmica é um centro de excelência e é considerada a mais importante instituição de estudo das interpretações bíblicas.

 

*Filho do prefeito eleito de São Paulo, João Doria Neto lança campanha para apoiar os jogadores sobreviventes do acidente aéreo que vitimou o time da Chapecoense e para que o clube não paralise seus projetos. João Doria Neto juntou-se aos amigos Gabriel Albuquerque e Nick Mataranfas para lançar a campanha de doações por meio da plataforma Kickante. Em tempo: a mãe de João Doria Neto, a artista plástica Bia Doria, nasceu em Pinhalzinho, Santa Catarina. Quem quiser participar é só acessar: https://www.kickante.com.br/chapecoense

 

*A diretora de ensino do Colégio ICJ e presidente do Conselho Diretor da Mulher da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Christina Fabel Gontijo, será homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALEMG), nesta quinta-feira (1º.), às 16h30. O autor da proposta da homenagem é o deputado estadual Dalmo Ribeiro.

 

*Será nesta sexta-feira, às 21h, no Ilustríssimo, o Encontro de Congraçamento da Magistratura Mineira de 2016. Com show da banda Blitz, o tradicional evento, promovido pela Amagis, reunirá magistrados de todo o estado, familiares e amigos.

 

*O artista plástico Ernane Alvez inaugura amanhã, na Casamiradort, na Savassi, a exposição Retratos Instantâneos. Com a exposição de Polaroids, o artista que está completando 15 anos de carreira propõe uma discussão acerca da banalização fotográfica em “tempos digitais”. A mostra fica em cartaz até o dia 14 de dezembro.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.