Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*A Polícia Federal (PF) concluiu nessa sexta-feira o inquérito da primeira fase da Operação Calicute, que investigou crimes de corrupção na gestão do ex-governador Sérgio Cabral (foto), atualmente preso no Complexo Prisional de Bangu. Foram indiciadas 16 pessoas por crimes que incluem corrupção passiva e ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A PF ainda vai instaurar outros inquéritos para aprofundar as investigações. Segundo apurado nas investigações, os crimes chegam a R$ 220 milhões, valor pago por grandes empreiteiras como propina para garantir obras públicas. Na casa de Cabral, foram apreendidas joias no valor estimado de R$ 2 milhões. O ex-governador foi preso dia 17 de novembro. Foram indiciados Sérgio Cabral Filho e sua esposa, Adriana Ancelmo, além de Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho, Carlos Emanuel de Carvalho Miranda, Luiz Carlos Bezerra, Hudson Braga, Wagner Jordão Garcia, José Orlando Rabello, Carlos Jardim Borges, Pedros Ramos de Miranda, Luiz Alexandre Igayara, Paulo Fernando Magalhaes Pinto Gonçalves, Luiz Paulo dos Reis, Alex Sardinha da Veiga, Rosângela de Oliveira Machado Braga e Jessica Machado Braga.

 

*O Supremo Tribunal Federal sedia na próxima terça-feira a entrega do 13º Prêmio Innovare, em cerimônia marcada para as 11h, no Salão Branco do STF. Do total de 482 inscritos, foram selecionados 12 finalistas que se destacaram na abordagem de temas como ações para regularização fundiária, prevenção de violência doméstica, questões relacionadas à necessidade de saneamento básico, combate à corrupção, soluções para conferir maior celeridade aos processos e assistência a refugiados no Brasil. O Prêmio Innovare foi criado em 2004 para valorizar práticas que busquem soluções criativas para os desafios administrativos ou judiciais enfrentados por todos que atuam no sistema de Justiça. É concedido nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania — esta última criada em 2015 para receber inscrições da sociedade civil.

 

*Na próxima terça-feira, acontece o coquetel do lançamento oficial da Abrapit – Associação Brasileira de Proprietários de Bens Móveis e Imóveis Tombados ou de Interesse Cultural e Ambiental, às 19h, no Centro de Facilidades do Minas Tênis 1, na rua da Bahia. Segundo o presidente da entidade, que foi criada em dezembro de 2015, Ernane Augusto de Borba, a Abapit tem como missão “ estimular a preservação do patrimônio histórico-cultural e da arquitetura da cidade, deixando esse legado para as próximas gerações”.

 

*A partir de segunda-feira o “Espaço Cidadania”, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, passará a emitir carteira de identidade. O serviço será prestado pela Polícia Civil que, a partir dessa data, instalará um Posto de Identificação no local. Além do documento, o posto também emitirá atestado de antecedentes criminais. O atendimento deverá ser agendado previamente por meio do site Agendamento Online, do Governo de Minas.

 

*O Museu Mineiro abriga a mostra Marina Nazareth – Linguagens em Diálogo: artevisual, música e poesia, que traz uma parte do trabalho da artista desenvolvido de 2002 a 2016. A mostra reúne mais de 100 artistas, entre eles 15 desenhos-leitura dos poemas do livro “O Arvoredo”, de Anelito de Oliveira, e a série “A Partitura”. A exposição fica aberta para visitação até o dia 12 de fevereiro de 2017.

 

*O Instituto Cervantes e a Embaixada da Espanha no Brasil promovem neste sábado, das 13h às 16h, na sede do instituto, o Seminário “Cultura e Variedade Peninsular em Textos de Humor”. O seminário, voltado para professores de espanhol, terá como palestrante a professora Ana Lúcia Esteves, da UFMG.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.