*A advogada-geral da União, Grace Mendonça (foto), disse ontem, em São Paulo, que encaminhou um pedido de ressarcimento aos movimentos sociais e sindicais responsáveis pela manifestação do dia 24 de maio, em Brasília, pelos danos provocados ao Ministério da Agricultura. “Vamos entrar com uma ação voltada a buscar reparação pelos prejuízos que foram causados ao patrimônio público no movimento realizado na semana passada”, disse a ministra após participar do Fórum de Investimentos Brasil 2017. Segundo ela, a AGU “tem provas contundentes” sobre os danos. Os prejuízos provocados pela depredação na sede do Ministério da Agricultura chegam a R$ 1,5 milhão, de acordo com a ministra.
*A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o 31 de maio como o Dia Mundial sem Tabaco, que será celebrado nesta quarta-feira. O tema da campanha mundial é Tabagismo: uma ameaça ao desenvolvimento. Segundo a OMS, o tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde pública que o mundo já enfrentou.
*A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia de Minas (ALMG) aprovou sete requerimentos para realização de audiências públicas para discutir a retomada das atividades da Samarco Mineração. A empresa está com grande parte das atividades paralisadas desde novembro de 2015, quando o rompimento da barragem de Fundão, resultou em mortes, destruição de distritos e poluição da bacia do rio Doce desde Mariana (Região Central de Minas) até o litoral capixaba.
*O Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) elegeu o desembargador Alexandre Victor de Carvalho para o cargo de juiz substituto do tribunal.
*A Escola de Administração Fazendária (Esaf) abriu inscrições até 18 de setembro para o Prêmio Seae de Loterias 2017, um concurso de monografias que visa estimular estudos e pesquisas sobre o tema Loterias, com ênfase nas áreas de Regulação e de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). O Prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda, tendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) como parceira. Podem inscrever-se servidores públicos, professores, estudantes, profissionais liberais e pesquisadores.