O sócio-fundador e CEO da Multiplan, José Isaac Peres (foto) foi o convidado de ontem do almoço-palestra do Conexão Empresarial, evento promovido pela VB Comunicação. Ele contou a empresários, políticos e representantes da sociedade como surgiu a ideia de construir, há 40 anos, o BH Shopping, o primeiro de muitos que o Grupo, sob a sua liderança, construiu. Para ele, ser empresário no Brasil nunca foi fácil. Não foi antes e não é agora. É necessária uma boa dose de perseverança. O depoimento é de quem há 40 anos fez uma verdadeira revolução nas principais capitais brasileiras, com a construção de shopping centers.
Às margens da BR-3
Desacreditado no início, José Isaac Peres contou na sua palestra que foi aconselhado pelo então prefeito de Belo Horizonte, Luiz Verano, a repensar o empreendimento, que foi construído às margens da antiga BR-3 e a 6 quilômetros da região da Savassi. Para atrair lojistas e consumidores para o BH Shopping foi necessária uma estratégia que envolveu muitos eventos e muita criatividade. O resultado foi a atração de grandes redes, como o Carrefour e lojas conceituadas como a joalheira Manoel Bernardes, cujo empresário foi homenageado durante o Conexão Empresarial por José Isaac e pelo diretor-presidente da VB Comunicação, Paulo César Oliveira. Hoje a região é uma das mais valorizadas da cidade.
Longo caminho
A experiência em Belo Horizonte o levou a construir os shoppings seguindo a mesma estratégia, a de encontrar áreas longe do centro, mas com potencial de crescimento. Foi assim em São Paulo, no Rio de Janeiro e até em Miami, nos Estados Unidos e em todos o resultado foi o mesmo: sucesso. Para chegar a isso, José Isaac disse ter percorrido um longo caminho, cheio de obstáculos e perseguições, como a que sofreu no Rio de Janeiro, no governo de Chagas Freitas, que o impediu de levar adiante um grande empreendimento na cidade. Foi quando ele tomou a decisão de direcionar seus investimentos para São Paulo e Brasília. Em outro momento, voltou ao Rio para construir um dos principais shoppings da cidade, na Barra.
Redirecionando os investimentos
Os shopping centers continuam sendo uma tendência forte, mas José Isaac entende que ele precisa ser reinventado de tempos em tempos para se adequar às necessidades da população. Hoje, além de boas lojas, é preciso investir em entretenimento, cultura, em sustentabilidade e em espaços de convivência. Segundo ele, temos que nos adaptarmos para sobreviver e entregar às pessoas mais do que elas esperam.
Paulo Guedes, o cara
Otimista com os rumos da economia, o empresário disse que apesar de tudo o que o presidente Jair Bolsonaro diz, ele vai entregar um país melhor. Além disso, considera que o ministro da Economia, Paulo Guedes, é o melhor político do atual governo. Minas Gerais também está no caminho certo, segundo José Isaac, por ter escolhido um empresário para governador, porque ele sabe que se não fizer um bom trabalho o estado irá quebrar. O Conexão Empresarial tem o apoio da Aluclass, Anglo American, D’or Consultoria -seguros e benefícios, Pad, Usiminas, Valspe. Midia Partner da Band, Itatiaia, JChebly e jornal O Tempo.