Blog do PCO

Limite de caracteres

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
Kate Conger and Ryan Mac

O relato de Kate Conger e Ryan Mac(foto/reprodução internet), no livro Limite de Caracteres – Como Elon Musk Destruiu o Twitter, oferece uma análise detalhada e crítica da trajetória de Elon Musk desde a aquisição do Twitter até sua transformação na plataforma “X”. Ao longo da narrativa, destacam-se aspectos como a impulsividade de Musk, suas decisões controversas, e o impacto dessas escolhas tanto na empresa quanto na rede social em si.

Musk, movido por sua visão pessoal de liberdade de expressão, promoveu uma reestruturação radical, desmantelando mecanismos de moderação de conteúdo que ele via como censura, o que teve consequências graves, como a proliferação de conteúdos nocivos. Seu conceito de liberdade de expressão parece ser guiado mais por suas próprias convicções e interesses do que por princípios amplamente aceitos.

Além disso, a postura ambígua de Musk em relação à censura é evidenciada por suas concessões a governos autoritários em países como Turquia e Índia. A obra explora não apenas as questões técnicas e ideológicas que cercam a gestão de uma rede social global, mas também os caprichos de Musk, que, ao modificar os algoritmos para promover suas próprias publicações, exemplifica seu desejo de dominar o “discurso” na rede. Ao tentar transformar o X em uma “praça pública global”, Musk parece almejar o controle dessa praça, ao invés de, simplesmente, permitir um espaço neutro para o diálogo.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.