O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou, durante o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que está em estudo a criação de um voo entre Belo Horizonte e Madri. O ministro falou sobre o projeto de implantação de um terminal rodoviário no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte como piloto para outros aeroportos. Do terminal, a intenção é que saiam ônibus turísticos para vários circuitos, com todo o conforto, incrementando a conectividade entre os diversos modais de transporte.
Ações integradas
O idealizador do Fartura Brasil, Rodrigo Ferraz, falou sobre o estudo encomendado à Fundação Dom Cabral, para levantar o cenário atual da gastronomia e propor ações integradas para o setor. O resultado será apresentado no FaturaBH. Segundo o coordenador do estudo, professor Leonardo Mattos, explicou que já foram identificadas várias ações nos níveis municipal, estadual e federal, mas que é preciso alinhá-las, envolvendo toda a cadeia produtiva. (Foto: Rodrigo Ferraz, o presidente da Gasmig, Pedro Magalhães, e o ministro Marcelo Álvaro Antônio)
Gás natural em Tiradentes
Outra novidade, anunciada pela superintendente do Iphan, Célia Corsino, e pelo presidente da Gasmig, Pedro Magalhães, foi o início de estudos para trazer o gás natural para Tiradentes, reduzindo custos para o setor gastronômico.
Hospitalidade e segurança
Segundo a subsecretária de Turismo, Marina Simião, 30% dos turistas que vêm a Minas decidem a viagem para o estado pela gastronomia e o setor responde por um terço do PIB estadual. O que mais atrai turistas, disse, são a hospitalidade e a sensação de segurança, além da gastronomia. Marina destacou que vivemos um momento inédito de alinhamento das três esferas de governo nas ações em prol do desenvolvimento da gastronomia.