Blog do PCO

O brasileiro está descobrindo Portugal para viver e empreender 

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Muitos brasileiros têm feito o caminho inverso do descobrimento e encontrando em Portugal as condições de segurança e de estabilidade para redefinir suas carreiras na busca de novas possibilidades. Portugal, no entanto, sempre esteve atento ao que acontece no Brasil e o tratado comercial entre o Mercosul e a União Europeia pode abrir outras frentes de integração entre os dois países, principalmente comercial. O cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Rui Almeida (foto), acredita que existe interesse dos investidores portugueses em praticamente todos os setores da economia brasileira, em especial nas áreas de construção e energia. 

 

Como o senhor analisa a situação econômica brasileira, com a visão de quem não é do país? 

É uma situação complexa, apresenta algumas dificuldades e é preciso transformar esses desafios e essas dificuldades em oportunidades. O Brasil, e Minas Gerais em particular, têm toda capacidade para isso. 

  

Essa polêmica em torno da nomeação do filho do presidente Jair Bolsonaro para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos abala a relação com a diplomacia? 

Cada país tem as suas regras no que toca a nomeação de seus representantes e o Brasil tem as suas. Há países que nomeiam embaixadores políticos, aliás, quase todos os países têm. Alguns têm mais, como é o caso dos Estados Unidos e este não é um critério único da política brasileira. 

  

Em Portugal, como é acontecem as nomeações para as embaixadas? 

Em geral, a maioria dos embaixadores é de carreira. Mas pode haver também embaixadores políticos, em alguns casos. 

  

Devido a situação econômica do país, muitos brasileiros têm feito o caminho inverso e buscado Portugal para viver, em uma espécie de volta às origens. Como Portugal está encarando essa “invasão”? 

Estamos recebendo mais de 100 mil brasileiros para residir em Portugal, isso sem contar com os que têm dupla nacionalidade. São muitos estudantes, empresários, trabalhadores, pessoas que estão usando as suas aposentadorias. Eu diria que os brasileiros estão descobrindo Portugal. A integração não é difícil e a presença dos brasileiros não é um problema. 

  

Como é o comércio entre Brasil e Portugal? 

O Brasil é aproximadamente o 10º cliente e o 10º fornecedor de Portugal e a tendência é a de crescimento, e no futuro será ainda mais, quando entrar em vigor o tratado de comércio entre o Mercosul e a União Europeia, quando haverá condições de ocorrer um crescimento maior. 

  

As mudanças que o governo está pretendendo fazer vão facilitar a entrada de novos investimentos? 

Acredito que vai aumentar as possibilidades de os estrangeiros investirem no Brasil. Com o acordo entre Mercosul e União Europeia também irá criar condições de melhor previsibilidade. 

  

O que os empresários portugueses buscam no Brasil? 

Nas mais diversas áreas, em especial na construção, energia e em praticamente todas as áreas existe um forte interesse em investir no Brasil. 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.