*O senador Blairo Maggi (PR-MT) disse nesse sábado que foi convidado pelo PP para ser o ministro da Agricultura num governo comandado pelo vice-presidente Michel Temer e aceitou a “missão”. “Fui convidado pelo Partido Progressista para assumir o Ministério da Agricultura. Aceitei, falta oficialização do futuro presidente Michel Temer”, disse Blairo no Twitter. Grande produtor de soja, Blairo (foto), que é gaúcho radicado no Mato Grosso, foi governador do estado por dois mandatos e é senador desde 2011.O fato de Blairo ser do PR e o convite ter sido feito pelo PP sugere que o senador vá trocar de partido.
*Pesquisadores ainda devem demorar pelo menos cinco anos até disponibilizar uma vacina contra o Zika, vírus já disseminado em todos os estados brasileiros e em cerca de 40 países e territórios. A previsão é o vice-diretor do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, José Cerbino Neto. “Isso envolve o desenvolvimento de adjuvantes, de estratégias vacinais, de modelos experimentais para persistência e resistência da infecção. Além disso, o produto tem que estar em condição de testagem humana, e isso leva tempo, e também leva tempo os estudos de fase um, dois e três”, disse Cerbino Neto.
*A condição de septuagenários fez com que o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, o pecuarista José Carlos Bumlai e os banqueiros Milton e Salim Schahin, não fossem denunciados pelo Ministério Público Federal por lavagem de dinheiro na operação “lava jato”. Eles têm mais de 70 anos de idade. Assim, o crime de lavagem de dinheiro, que teria ocorrido em 2004 e seria atribuído a eles, já prescreveu. Segundo a força-tarefa da operação em Curitiba, o caso envolve parte de um empréstimo do Banco Schahin ao PT, que teria sido intermediado por Bumlai, amigo do ex-presidente Lula. Os procuradores afirmam que “não há dúvidas de que o empréstimo tinha como finalidade o pagamento de dívidas do interesse do PT, tendo Bumlai sido utilizado somente como pessoa interposta”.