O Natal deste ano trouxe uma preocupação a mais para o Papa Francisco. Ele fez um apelo por cessar-fogo na Ucrânia e na Faixa de Gaza nesta quarta-feira (25), na bênção “Urbi et orbi” (“À cidade e ao mundo”), realizada sempre nos dias de Natal e Páscoa e em que o pontífice aborda as principais crises da atualidade.
Em sua mensagem, o Francisco pediu para que se “convide cada pessoa, povo e nação a ter a coragem de calar as armas e superar as divisões. Que se calem as armas na martirizada Ucrânia, que se tenha a audácia de abrir a porta para a negociação e gestos de diálogo e encontro para se chegar a uma paz justa e duradoura”.
Para os milhares de fiéis na Praça São Pedro, que o ouviram, o Papa Francisco fez um apelo para que “se calem as armas no Oriente Médio. O líder religioso também pediu solidariedade aos cristãos do Líbano e da Síria e “diálogo e paz em toda uma região dilacerada pelo conflito”: “também quero encorajar aqui o povo da Líbia, estimulando-o a encontrar soluções que permitam a reconciliação nacional”.