*O ex-ministro Ciro Gomes (foto: José Cruz/Agência Brasil), PSDB, virou uma dor de cabeça para o presidente Lula e pode prejudicar seus planos para o Nordeste brasileiro, onde ele tradicionalmente tem uma boa votação. Ciro articula uma chapa unificada com os principais nomes de oposição ao governador Elmano de Freitas (PT) para disputar as eleições no Ceará em outubro. O objetivo é estruturar uma candidatura majoritária que envolva nomes como o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o ex-deputado federal Capitão Wagner, ambos do União Brasil.
*Gleisi Hoffmann comunicou ao presidente Lula que deixará a coordenação política do governo para disputar uma vaga ao Senado, no estado do Paraná. A ministra das Relações Institucionais está licenciada da Câmara dos Deputados, e a ideia é a de reforçar a bancada da esquerda no Senado, onde a direita pretende investir alto nessas eleições para eleger a maioria dos deputados na Casa.
*Embaixadores dos 27 países da União Europeia (UE) se reuniram emergencialmente neste domingo (18), após o presidente dos EUA, Donald Trump, prometer uma onda de tarifas crescentes sobre aliados europeus até que os EUA possam comprar a Groenlândia. Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia – países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – serão taxadas a partir do dia 1º de fevereiro, segundo anúncio de Trump na rede social Truth Social, e o valor da tarifa será aumentado para 25% a partir de junho.











