Completando 30 anos, o São Paulo Fashion Week (SPFW), idealizado pelo diretor criativo Paulo Borges (foro/reprodução internet), consolidou a cultura de moda no Brasil, o que não existia até então. Antes, o que havia era um cenário desagregado, com movimentos regionais como o Grupo Mineiro de Moda, o Grupo Carioca de Moda e o Grupo São Paulo de Moda, que reuniam marcas locais em desfiles coletivos, porém sem um calendário nacional definido.
Foi a partir do SPFW que proibiu-se menores de 16 anos na passarela, foi adotada a neutralização de carbono em 2006 e instituída, a partir de 2020, a equidade racial obrigatória no casting. Como Paulo Borges previu à época, seriam necessários 30 anos para consolidar a cultura de moda no país. Para além das passarelas, o São Paulo Fashion Week ajudou a estruturar uma cadeia profissional em que estilistas, maquiadores, stylists, produtores e jornalistas ganharam espaço e reconhecimento. O evento também foi reconhecido pela ONU como um case de economia criativa.